Confira aqui a importância da clínica ampliada e compartilhada
Normalmente, quando vamos a uma clínica, os profissionais focam em apenas no diagnóstico e no tratamento de uma doença específica. No entanto, a clínica ampliada e compartilhada surge como uma alternativa nesse processo.
Uma clínica ampliada e compartilhada estuda as correlações da vida do paciente. Desse modo, trata não apenas uma doença, mas busca melhorar a vida do paciente por completo.
A clínica ampliada e compartilhada é um sistema que busca integrar as complexidades do diagnóstico do paciente ao mesmo tempo que as compartilha com a equipe e o próprio paciente.
Neste artigo vamos tirar todas as suas dúvidas sobre a importância da clínica ampliada e também da compartilhada. Vamos começar?
Conhecendo mais um pouco sobre a clínica ampliada e compartilhada
Como já vimos, esse tipo de clínica é um sistema que integra diversas informações sobre o paciente para garantir a saúde do mesmo.
Mais especificamente, a clínica ampliada envolve o estudo de diferentes setores da vida do paciente.
Assim, é possível realizar correlações que podem determinar a causa de uma doença específica. Desse modo, além da patologia, o profissional pode trazer soluções para os outros setores da vida.
Os principais objetivos da clínica ampliada são:
- Construir vínculo de confiança com o paciente;
- Estruturar o trabalho interdisciplinar e multidisciplinar; e
- Garantir resultados que melhorem a vida em geral do paciente.
Enquanto isso, a clínica compartilhada visa, como o próprio nome sugere, compartilhar as informações com os pacientes. Assim, os exames realizados são compartilhados com os pacientes, por exemplo.
Com isso, o paciente fica à par da sua situação médica.
Nesse sistema, o paciente se sente seguro e envolvido no diagnóstico e tratamento. Isso porque os profissionais buscam dar mais atenção para o que ele diz sobre sua vida.
Curiosidade: a atuação desse sistema de clínica pede por um planejamento cuidadoso e detalhado da gestão. Ela é uma estratégia empresarial com o objetivo de impulsionar o negócio no mercado.
Como é realizado o trabalho em equipe?
Nós já descobrimos que um dos objetivos desse sistema de clínica é estruturar o trabalho interdisciplinar e multidisciplinar. Mas, por que isso?
Bom, a resposta é simples: o sistema pretende correlacionar, diagnosticar e tratar tudo o que se relaciona com a saúde do paciente. E isso exige o trabalho em equipe.
Por isso, os profissionais de diversas áreas da saúde se reúnem para buscar os melhores caminhos.
Entre os diversos benefícios desse modelo, está a possibilidade de compartilhamento e discussão de exames e tratamentos.
Com isso, cada membro da equipe consegue dar a opinião profissional que mais se adequa ao quadro clínico do paciente.
Também, toda e qualquer informação que venha a acrescentar, complementar ou informar algo que possa alterar os parâmetros do quadro clínico do individuo deve ser trocada entre a equipe.
Com esses benefícios da conduta interdisciplinar dos profissionais, o paciente consegue melhorar a sua saúde e outros aspectos da sua vida.
Por isso, o sistema da clínica ampliada e compartilhada garante o atendimento mais otimizado.