Classificação de Pell e Gregory e a relação com a mandíbula

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Entre os principais estudos sobre o assunto, serviu como base de conhecimento para muitos dentistas

Normalmente, os terceiros molares, mais conhecidos como dentes do siso ou dentes do juízo, são os últimos dentes a se desenvolver no ser humano. A classificação de Pell e Gregory estudou esse processo.

Juntamente com diversos outros pesquisadores e estudiosos, a classificação de Pell e Gregory nasceu para avaliar as particularidades da mandíbula e do terceiro molar.

A classificação de Pell e Gregory foca basicamente em conseguir dar uma forma adequada de classificação para os dentes terceiros molares com relação ao ramo ascendente da mandíbula e também com o plano oclusal.

Terceiros Molares Impactados

Antes de aprofundarmos mais no assunto sobre Pell e Gregory e sua classificação, é importante explicarmos algumas observações sobre esses dentes.

Então, o dente incluso, conhecido também como impactado, é aquele que não nasceu porque não conseguiu erupcionar ou simplesmente porque não estava no tempo certo.

Existem também os classificados como semi-inclusos. Ou seja, como o próprio nome já sugere, são aqueles que erupcionaram parcialmente.

Esses dentes não são sem nenhuma utilidade, em alguns casos podem ser aproveitados por meio de um procedimento chamado tracionamento.

Essa técnica normalmente é realizada para o aproveitamento dos caninos superiores inclusos. Ela consiste em puxá-lo para fora com o auxílio de um aparelho ortodôntico.

Já os sisos são dentes sem nenhuma função na boca e, por isso, a extração é o único tratamento indicado para aqueles que estão inclusos.

Classificação de Pell e Gregory no Siso

O não irrompimento dos dentes, também conhecidos por terceiros molares impactados, é totalmente relacionado com os terceiros molares inferiores.

Assim, esses são seguidos dos terceiros molares superiores, caninos superiores e dentes supranumerários.

Dessa forma, quando se trata de terceiro molar não irrompido, as classificações mais utilizadas são em relação à angulação do dente e quanto ao grau de impactação.

Classificação em Relação ao Ramo Ascendente da Mandíbula

Pell e Gregpry classificaram a mandíbula em 3 classes diferentes. Cada uma delas era então influenciada de acordo com suas particularidades. São elas:

  1. Classe I: a coroa, em seu diâmetro mesio distal, está completamente à frente da borda anterior do ramo ascendente. Ou seja, inteiro fora do ramo mandibular;
  2. Classe II: quando o dente estiver parcialmente dentro do ramo;
  3. Classe III: quando o dente estiver localizado completamente dentro do ramo ascendente da mandíbula.

Pell e Gregory em Relação ao Plano Oclusal

Aqui, da mesma forma que explicamos anteriormente, Pell e Gregory analisaram as características e cada uma de suas particularidades. Porém, agora de acordo com o plano oclusal:

  • A: ocorre quando a superfície oclusal do terceiro molar, o siso, está no mesmo plano oclusal do segundo molar;
  • B: é aquela na qual a superfície oclusal do dente não irrompido está entre o plano oclusal e a linha cervical do segundo molar
  • C: a superfície oclusal do dente não irrompido está abaixo da linha cervical do segundo molar.

A classificação de Pell e Gregory é muito importante na Odontologia, pois serviu (e ainda serve) como base de pesquisas e diagnósticos.

Ramiro Murad Saad Neto

Ramiro Murad Saad Neto

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela UNIC. Gestor de clínicas odontológicas e franquias. Residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Habilitação em Harmonização Orofacial e integrante da equipe Bucomaxilofacial Dr. Carlos Eduardo Xavier na Clínica da Villa, em São Paulo. CRO - 118151

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.