Cisto do ducto nasopalatino é um cisto não odontogênico

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Lesão é mais comum entre indivíduos do sexo masculino e não costuma apresentar sintomas, se desenvolvendo lentamente

Existem lesões decorrentes dos processos de formação do nosso corpo, mas que se manifestam de forma tardia. Um exemplo que podemos citar é o cisto do ducto nasopalatino.

A lesão formada pelo cisto do ducto nasopalatino se desenvolve de forma lenta e gradual, e em geral, é descoberta após a realização de um exame de rotina.

Cisto do ducto nasopalatino é uma lesão não odontogênica que se manifesta nos maxilares. Ele é o tipo de cisto com frequência mais comum, sendo que chega a afetar cerca de 1% da população.

O que é um cisto não odontogênico?

Os cistos que se manifestam na cavidade oral são divididos em cistos odontogênicos e cistos não odontogênicos.

O cisto odontogênico tem como característica ser originado de células que participaram do desenvolvimento da estrutura dentária.

Já um cisto não odontogênico, como é o caso do cisto do ducto nasopalatino, é aquele que não estão associadas ao desenvolvimento da arcada dentária.

Desse modo, os cistos não odontogênicos está diretamente ligados ao desenvolvimento e formação das estruturas faciais.

Causas do cisto do ducto nasopalatino

Não se sabe o motivo causador do desenvolvimento de um cisto nasopalatino.

Contudo, acredita-se que sua origem pode estar associada à proliferação de epitaliais remanescentes da formação do ducto nasopalatino.

Além disso, o aparecimento desse tipo de cisto também pode estar relacionado à traumas, infecções no ducto ou retenção de muco das glândulas salivares menores adjacentes.

Sintomas do cisto do ducto nasopalatino

Em geral, o cisto que afeta o ducto nasopalatino é assintomático, se desenvolvendo de forma lenta e contínua. Dessa maneira, sua existência só é descoberta com a realização de exames radiográficos.

No exame, ele pode ser caracterizado como uma lesão radiolúcida de formas bem clara, localizada em uma região próxima à região da maxila.

O formato dessa lesão pode lembrar um coração ao inverso, uma bolha ou até mesmo uma pêra invertida. Além disso, essa lesão começa a ser considerada como um cisto a partir dos 6mm de diâmetro.

Contudo, em alguns casos específicos, a lesão pode ser acompanhada de sintomas. Os mais comuns são a formação de uma tumefação na região anterior do palato, além da sensação de dor.

O que é tumefação?

Tumefação é a expansão é o aumento do volume das células da região afetada. No caso do cisto, é mais comum que esse acontecimento atinja a papila incisiva.

Em casos mais graves, a lesão pode entrar em contato com as raízes dos dentes incisivos centrais.

Ocorrência do cisto do ducto nasopalatino

A lesão afeta com mais frequência indivíduos do sexo masculino que estão entre os 20 e 50 anos.

Tratamentos do cisto do ducto nasopalatino

O tratamento da lesão é realizado com um procedimento cirúrgico de enucleação. Esse procedimento visa a remoção total e completa do cisto, deixando a cavidade óssea que antes estava ocupada por ele, vazia.

Contudo, é importante que seja realizada uma biópsia para garantir que não se trate de um problema diferente. As chances de reincidência de um cisto do ducto nasopalatino são raras.

Valdir de Oliveira

Valdir de Oliveira

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA). Pós-graduado em Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares pela Sboom. Com especialização e mestrado em Implantodontia, habilitação em Harmonização Orofacial e Anatomia da Face. Professor nas áreas de Cirurgia Bucomaxilo Facial e Harmonização Orofacial. Voluntário há mais de 20 anos na Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais - ADRA Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.