Cirurgia em odontopediatria traz riscos para a criança?

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Uma preocupação para muitos pais, a cirurgia envolve certos cuidados

Um processo cirúrgico em odontologia já não é algo que agrada a maioria, ainda mais quando falamos então na realização de uma cirurgia em odontopediatria.

Sabemos que o medo de dentista, principalmente nas crianças, é algo muito comum por diversos motivos. Dessa forma, é importante que o cirurgião-dentista saiba lidar com uma cirurgia em odontopediatria.

O principal foco e objetivo de uma cirurgia em odontopediatria e do profissional que realiza este procedimento é restabelecer a saúde e jamais piorar a situação clínica.

Como é uma idade em que o corpo e os ossos ainda estão em formação, exige um cuidado redobrado.

Princípios da Cirurgia em Odontopediatria

Primeiramente, é fundamental sabermos que em uma cirurgia bucal em odontopediatria existem princípios básicos para esse procedimento.

Dessa forma, o necessário para que ela ocorra costuma envolver:

  1. Diagnóstico do quadro clínico – conhecer as patologias infantis. Uma parotidite (papeira) pode ser confundida com abcesso, por exemplo;
  2. Avaliação da etiologia e o grau de evolução. Um abcesso tem seus graus de evolução;
  3. Condições para a recuperação da saúde do paciente e de todas as sequelas que forem inerentes ao ato da cirurgia em si;
  4. Oportunidade ideal e também o local em que irá ocorrer o procedimento. Existem sim casos em que é necessária uma anestesia geral, logo, esta está em um ambiente hospitalar;
  5. Recursos para manter o paciente completamente adequado à cirurgia. É preciso sempre checar também se o instrumental está completo e se o plano de tratamento está sendo devidamente seguido;
  6. Pode haver casos em que há uma integração entre os profissionais de diferentes áreas, por exemplo, um fonoaudiólogo com o odontopediatra;
  7. É preciso ter um amplo conhecimento das técnicas cirúrgicas e suas variáveis;
  8. Conheça os cuidados pós-operatórios a serem tomados que contribuem para uma boa evolução do tratamento. Podem envolver analgésicos, antibióticos e quaisquer outras recomendações.

Você sabia que existe inclusive um manual de odontopediatria? Pois é, é fundamental que o cirurgião dentista esteja ciente de todos esses detalhes.

Indicação de Uma Cirurgia em Odontopediatria

Por se tratar de crianças, todo o cuidado nesse tipo de procedimento é pouco. Quando um dente vai ser retirado, é preciso verificar se essa é realmente a única opção e quais os motivos de extração em odontopediatria.

Porém, em alguns casos, como o da exodontia em odontopediatria, realmente não há alternativa. Alguns dos mais indicados são:

  • Reabsorção interna;
  • Carie abaixo da junção Amelocementaria;
  • Esfoliação de apenas uma raiz;
  • Lesão de furca;
  • Dente na época de esfoliar;
  • Retenção de dente decíduo;
  • Insucesso endodôntico;
  • Reabsorção patológica.

Ainda assim, por mais que a cirurgia seja recomendada nessas situações, é precisa estar sempre atento às condições de saúde do paciente.

Caso ele esteja com febre, estomatite, abcesso, discrasias sanguíneas, uma doença infecciosa, ou seja um paciente diabético e/ou cardiopata, irá requerer ainda mais cuidados especiais.

É importante se atentar também às questões com relação a anestesia em odontopediatria. A consulta prévia com o anestesiologista é muito importante.

Realizar uma cirurgia em odontopediatria é sim algo que envolve mais cuidados, porém, com todos os exames em dia e uma colaboração em conjunto do paciente com o dentista, os resultados costumam ser ótimos.

Valdir de Oliveira
Valdir de Oliveira
Valdir de Oliveira é cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA) e pós-graduado em Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares pela Sboom. Possui especialização e mestrado em Implantodontia, habilitação em Harmonização Orofacial e Anatomia da Face. Também é professor nas áreas de Cirurgia Bucomaxilofacial e Harmonização Orofacial e voluntário há mais de 20 anos na Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA Brasil). Com o registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 52860, Valdir integra a equipe odontológica do Instituto Bernal e Oliveira, que está localizado na Avenida dos Imarés, 572A - Indianópolis, São Paulo - SP.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio
Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.
Agende uma consulta
Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

Simpatio 2021 © - Todos os Direitos Reservados

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.

Os conteúdos da Simpatio são escritos por jornalistas e possuem a supervisão e a aprovação de dentistas e de profissionais de saúde parceiros.