Uma preocupação para muitos pais, a cirurgia envolve certos cuidados
Um processo cirúrgico em odontologia já não é algo que agrada a maioria, ainda mais quando falamos então na realização de uma cirurgia em odontopediatria.
Sabemos que o medo de dentista, principalmente nas crianças, é algo muito comum por diversos motivos. Dessa forma, é importante que o cirurgião-dentista saiba lidar com uma cirurgia em odontopediatria.
O principal foco e objetivo de uma cirurgia em odontopediatria e do profissional que realiza este procedimento é restabelecer a saúde e jamais piorar a situação clínica.
Como é uma idade em que o corpo e os ossos ainda estão em formação, exige um cuidado redobrado.
Princípios da Cirurgia em Odontopediatria
Primeiramente, é fundamental sabermos que em uma cirurgia bucal em odontopediatria existem princípios básicos para esse procedimento.
Dessa forma, o necessário para que ela ocorra costuma envolver:
- Diagnóstico do quadro clínico – conhecer as patologias infantis. Uma parotidite (papeira) pode ser confundida com abcesso, por exemplo;
- Avaliação da etiologia e o grau de evolução. Um abcesso tem seus graus de evolução;
- Condições para a recuperação da saúde do paciente e de todas as sequelas que forem inerentes ao ato da cirurgia em si;
- Oportunidade ideal e também o local em que irá ocorrer o procedimento. Existem sim casos em que é necessária uma anestesia geral, logo, esta está em um ambiente hospitalar;
- Recursos para manter o paciente completamente adequado à cirurgia. É preciso sempre checar também se o instrumental está completo e se o plano de tratamento está sendo devidamente seguido;
- Pode haver casos em que há uma integração entre os profissionais de diferentes áreas, por exemplo, um fonoaudiólogo com o odontopediatra;
- É preciso ter um amplo conhecimento das técnicas cirúrgicas e suas variáveis;
- Conheça os cuidados pós-operatórios a serem tomados que contribuem para uma boa evolução do tratamento. Podem envolver analgésicos, antibióticos e quaisquer outras recomendações.
Você sabia que existe inclusive um manual de odontopediatria? Pois é, é fundamental que o cirurgião dentista esteja ciente de todos esses detalhes.
Indicação de Uma Cirurgia em Odontopediatria
Por se tratar de crianças, todo o cuidado nesse tipo de procedimento é pouco. Quando um dente vai ser retirado, é preciso verificar se essa é realmente a única opção e quais os motivos de extração em odontopediatria.
Porém, em alguns casos, como o da exodontia em odontopediatria, realmente não há alternativa. Alguns dos mais indicados são:
- Reabsorção interna;
- Carie abaixo da junção Amelocementaria;
- Esfoliação de apenas uma raiz;
- Lesão de furca;
- Dente na época de esfoliar;
- Retenção de dente decíduo;
- Insucesso endodôntico;
- Reabsorção patológica.
Ainda assim, por mais que a cirurgia seja recomendada nessas situações, é precisa estar sempre atento às condições de saúde do paciente.
Caso ele esteja com febre, estomatite, abcesso, discrasias sanguíneas, uma doença infecciosa, ou seja um paciente diabético e/ou cardiopata, irá requerer ainda mais cuidados especiais.
É importante se atentar também às questões com relação a anestesia em odontopediatria. A consulta prévia com o anestesiologista é muito importante.
Realizar uma cirurgia em odontopediatria é sim algo que envolve mais cuidados, porém, com todos os exames em dia e uma colaboração em conjunto do paciente com o dentista, os resultados costumam ser ótimos.