Cirurgia bariátrica afeta a saúde da cavidade bucal

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Confira aqui a relação da cirurgia bariátrica com a área da odontologia

Muitos procedimentos cirúrgicos demandam cuidados pré e pós-operatórios. Isso porque o nosso organismo fica mais sensível depois do processo, que é invasivo. Por exemplo, você sabia que os pacientes que passam pela cirurgia bariátrica devem estar atentos à alimentação e à higiene oral?

Por isso, é recomendado ter um cirurgião-dentista da sua confiança na equipe da cirurgia bariátrica. Assim, você tem altas chances de não ter problemas com a saúde bucal.

A cirurgia bariátrica é um procedimento de diminuição do estômago. Ela tem como objetivo reduzir o peso dos pacientes com elevado índice de massa corporal (IMC).

Neste artigo, vamos conhecer mais sobre a bariátrica e como ela pode afetar a nossa saúde bucal. Vamos começar?

Indicações da Cirurgia Bariátrica

O procedimento cirúrgico é indicado nos seguintes casos:

  • Tratar a obesidade;
  • Pacientes com o IMC maior ou igual a 40;
  • Pacientes com o IMC entre 35 e 40. Mas, nesse caso, eles devem apresentar mais de uma complicação relacionada à obesidade.

É importante lembrar que esse procedimento é indicado quando a alimentação e os exercícios físicos não promovem uma resposta no corpo do paciente.

O médico mais recomendado para fazer o procedimento é um cirurgião. O profissional deve ser membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM).

Como é o pré-operatório?

Uma das recomendações antes da redução de estômago é ter uma alimentação balanceada. Então, é indicado que 24 horas antes do procedimento o paciente consuma apenas líquidos. Confira uma lista desses alimentos clicando aqui e saiba o que pode comer.

Além da saúde física, o paciente deve tomar cuidado com a mental. Por isso, o acompanhamento de um psicólogo é essencial.

Ainda, evite ao máximo fumar! Os cigarros podem ser prejudiciais para a sua saúde e recuperação.

Alterações bucais causadas pela cirurgia

Há uma relação estreita entre cirurgia bariátrica e saúde bucal. Isso porque depois do procedimento os pacientes podem apresentar alterações negativas na boca.

Devido à diminuição do estômago, o paciente precisa ter uma mastigação muito eficiente, já que o estômago não está com a sua capacidade gástrica adequada.

Mas alguns pacientes mostram dificuldades na hora de mastigar. Dessa forma, é necessário o uso de uma prótese dentária.

É possível que a pessoa tenha vômitos durante o período seguinte ao procedimento cirúrgico. Por essa razão, alguns problemas bucais que se manifestam por conta da acidez são:

  • Cárie;
  • Erosão do esmalte dentário;
  • Boca seca.

Cuidados no pós-operatório

Como acabamos de ver, bariátrica e saúde bucal são ligadas. Ou seja, a cirurgia pode trazer prejuízos para a cavidade bucal. Por isso, o paciente deve tomar cuidados especiais com a higiene, o que torna essencial o acompanhamento com o cirurgião-dentista.

Mas já adiantamos que você deve escovar os dentes após as refeições e passar o fio dental pelo menos uma vez ao dia.

Na alimentação, você irá consumir produtos líquidos nos primeiros 7 a 10 dias, em pequenas refeições.

Depois da primeira semana, você pode consumir alimentos pastosos. E só depois de 25 dias que você voltará a ingerir sólidos.

Com essas recomendações, você tem a recuperação ideal da cirurgia bariátrica! Não esqueça de visitar o seu médico e dentista para qualquer dúvida.

Silmara Alves Rozo Ducatti

Silmara Alves Rozo Ducatti

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Ortodontia pelo Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul (SIOMS).

Compartilhe sua opinião

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!