Cimento de fosfato de cálcio é alternativa eficaz de biomaterial

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Esse tipo de cimento é usado na odontologia como possibilidade de enxerto ósseo em implantes

Com um perfil biológico muito atraente para o desenvolvimento de implantes e preenchimentos ósseos, o cimento de fosfato de cálcio apresenta composição química semelhante à fase mineral dos ossos e dentes.

Dessa forma, o cimento de fosfato de cálcio participa ativamente do equilíbrio iônico entre o fluído biológico e a cerâmica. Ele apresenta grande habilidade em formar ligações com o tecido sem apresentar toxidade, uma resposta inflamatória ao implante e formação de um tecido fibroso envoltório.

O cimento de fosfato de cálcio é o biomaterial responsável pela substituição de partes danificadas do sistema esquelético, trazendo biocompatibilidade e osseointegração, sendo uma alternativa de enxerto ósseo.

Como o Cimento de Fosfato de Cálcio Funciona?

Revolucionando tanto a ortopedia quanto a odontologia, o material pode ainda ser aplicado em blocos. Uma das suas principais forma de aplicação se da na forma de cimentos.

Constituído de uma fase sólida em forma de pó, e outra líquida, quando misturadas formam assim uma pasta que endurece de pronto em contato com a temperatura ambiente ou corporal.

Além disso, o CP (cimento de phosfato) tem sido considerado um material muito apropriado para construção de arcabouços para engenharia de tecido ósseo.

Vantagens do Cimento de Fosfato de Cálcio

Comparado com outros tipos de materiais, por exemplo as bio cerâmicas de fosfato de cálcio convencionais e o cimento ósseo acrílico, suas principais vantagens são:

  • Seu endurecimento no local, instantâneo;
  • Adéqua-se à pequenas cavidades, sem precisar então deformas as mesmas;
  • Permite ser utilizado como enxerto ósseo;
  • Apresenta alta moldabilidade;
  • Mínima cavidade óssea;
  • Sua preparação é rápida e realizada durante o ato cirúrgico;
  • Estabelece um ótimo contato entre o osso e implante.

Algo importante de citar que ocorre também, é a biocompatibilidade com o cimento de fosfato de cálcio e a bioatividade, fazendo então com que seja um material que desperta tanto interesse.

Já entre suas desvantagens, seu principal defeito envolve uma baixa resistência mecânica, que, em casos não muito críticos, consegue se igualar à do osso trabecular ou de uma porcentagem de um osso cortical.

Cimento de Fosfato de Cálcio e os Implantes

Implantes baseados em fosfato de cálcio estão caracterizados como os materiais mais promissores para engenharia do tecido ósseo.

Foi em uma busca por melhores resultados, que modificações no processo de sinterização ocorreram, e esse tipo de cimento surgiu sendo uma modificação.

Desde sua criação, estes cimentos tem sido regularmente avaliados e melhorados, assim como os procedimentos em que é utilizado também se expandiram.

Quando Esse Tipo de Cimento é Indicado?

Como já foi dito, a quantidade de procedimentos e tratamentos que envolvem o uso do cimento vem aumentando cada vez mais.

Dessa forma, os principais casos em que é mais utilizado e tem mais indicação de uso são:

  • ortopedia;
  • otorrinolaringologia;
  • neurocirurgias;
  • cirurgia plástica;
  • cirurgias reconstrutivas;
  • remodelação e reconstrução de defeitos ósseos.

Cimento de Fosfato de Cálcio Reforçado por Fibras

Existe ainda uma variação que envolve um reforço nesse material.

Compósitos de cimento reforçado por fibras, principalmente os que possuem alta chance de fratura, são úteis para utilização em formatos sujeitos a flexão e como reparo estrutural.

Deste modo, as principais aplicações potenciais do CP reforçado por fibras são:

  • reparo ósseo;
  • fixação de implantes ortopédicos;
  • reparo de fraturas cranianas;
  • cirurgias bucomaxilofacial nas regiões de mandíbula;
  • fixação de pinos e parafusos ortopédicos.

Por isso, devido a todas essas características e qualidades, o cimento de fosfato de cálcio é um biomaterial tão atrativo.

Silmara Alves Rozo Ducatti

Silmara Alves Rozo Ducatti

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Ortodontia pelo Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul (SIOMS).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.