Cetorolaco é indicado para controlar dores pós-operatórias

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Confira aqui como o cetorolaco é usado na área da odontologia pelos dentistas

Após os procedimentos cirúrgicos, os médicos e cirurgiões-dentistas podem recomendar e receitar o uso de medicamentos para controlar complicações pós-operatórias. O cetorolaco é um exemplo.

O tratamento com esse remédio é indicado a partir da avaliação do quadro clínico. Por isso, é importante a consulta a um profissional da área da saúde. Mas, afinal, o que é o cetorolaco?

Cetorolaco é um medicamento anti-inflamatório não esteroide. Ele tem ação analgésica, anti-inflamatória e antipirética.

O medicamento também é conhecido como trometamol cetorolaco e cetorolaco de trometamina. O medicamento é comercializado em solução de 4 mg/mL ou 5 mg/mL.

Neste artigo iremos tirar todas as suas dúvidas sobre o uso do medicamento cetorolaco na odontologia.

Quais São as Indicações e Contraindicações?

Na área médica, os profissionais indicam o remédio nas seguintes situações:

  • Conjuntivite alérgica;
  • Inflamação após cirurgia ocular;
  • Dores oculares; e
  • Fotofobia.

Enquanto isso, o cetorolaco na odontologia é indicado para o controle da dor pós-operatória e da inflamação. O uso do medicamento é indicado, principalmente, após a cirurgia de remoção dos terceiros molares.

Isso porque é depois da cirurgia que o processo inflamatório pode se manifestar. Por isso, os cirurgiões-dentistas receitam o medicamento para controlar as situações adversas nos pacientes.

Mas é preciso ficar atento para as contraindicações. Assim, o medicamento não é recomendado para pacientes com alergia aos componentes do medicamento.

Reações Adversas do Cetorolaco

As reações ao medicamento podem se manifestar de forma diferente em cada paciente. No entanto, elas estão relacionadas com a dose e com a duração do tratamento.

Alguns dos efeitos colaterais do medicamento apresentados na bula são:

  • Sangramentos;
  • Cicatrização demorada;
  • Dor;
  • Irritação ocular; e
  • Dor de cabeça.

Por isso, assim que você sentir algumas das complicações do medicamento, procure pelo médico ou cirurgião-dentista que fez a receita para o acompanhamento mais próximo.

Cuidados Durante o Tratamento

Em relação aos cuidados com o armazenamento do produto, é ideal que você mantenha o medicamento dentro da embalagem original. Além disso, deixe o medicamento na temperatura ambiente.

Fique sempre atento para a data de fabricação e de validade do produto medicamentoso. Essas informações ficam contidas na embalagem.

Mulheres grávidas ou que estão amamentando devem discutir o tratamento com o profissional antes de começar o uso do remédio. Pacientes pediátricos e idosos também precisam discutir o tratamento com o profissional.

Pacientes que usam lentes de contato devem evitar o uso do medicamento. Além disso, você deve avisar ao seu médico ou dentista se você usa outros tipos de medicamentos. Isso para evitar qualquer interação adversa.

Mas não se esqueça: é importante o protocolo medicamentoso na odontologia para você conseguir o remédio na farmácia. Assim, o profissional controla a dose e você tem uma orientação correta de como e quanto ingerir.

Por isso, esteja atento às recomendações que o seu profissional de confiança indica durante o acompanhamento nas consultas regulares.

Desse modo, você alcança um tratamento com o cetorolaco de forma adequada e livre de consequências mais graves para a saúde.

Ramiro Murad
Ramiro Murad
Ramiro Murad Saad Neto, cirurgião-dentista com registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 118151, é graduado pela UNIC e residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Possui habilitação em Harmonização Orofacial e também é gestor de clínicas e franquias odontológicas. Além disso, é integrante da equipe Bucomaxilofacial da Clínica da Villa, que está na Rua Eça de Queiroz, 467 - Vila Mariana, São Paulo - SP.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio
Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.
Agende uma consulta
Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

Simpatio 2021 © - Todos os Direitos Reservados

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.

Os conteúdos da Simpatio são escritos por jornalistas e possuem a supervisão e a aprovação de dentistas e de profissionais de saúde parceiros.