Cementoblastoma é raro e comum nos mais jovens

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Conheça a doença e descubra quais são seus sintomas e tratamentos

Sabia que cementoblastoma possui maior ocorrência em pessoas com até 30 anos de idade? Sendo que boa parte dos pacientes afetados costuma ter 20 anos ou menos.

Você sabe o que é o cementoblastoma? Tem ideia de como essa doença se manifesta? Vamos explicar todos os detalhes neste artigo.

O cementoblastoma é uma espécie de tumor odontogênico benigno bastante raro, tanto que representa apenas 1% de todos os casos de tumores de origem bucal. Ele atua principalmente na região gengival dos dentes.

O cementoblasto é a célula que produz o cemento. O cemento, junto com o osso alveolar e o ligamento periodontal formam o periodonto de sustentação.

Com já foi dito, ele acomete principalmente pacientes com até 30 anos, porém não tem é mais comum em algum dos gêneros. Podendo se manifestar em homens e mulheres.

Essa doença atinge majoritariamente a região mandibular, principalmente em dentes molares e/ou pré molares.

Características histológicas dessa lesão

Como já dissemos anteriormente, o cementoblastoma é formado por tecidos bastante semelhantes ao do cemento.

Ele pode então, apresentar linhas reversas com padrão semelhante a doença de Paget, que é um tipo de câncer de mama que acomete a região da aréola e do mamilo.

O tecido pode ser não mineralizado na periferia da massa tumoral ou em áreas que possuem o crescimento mais ativo.

Esse tumor benigno se funde a raiz dental, ocasionando a reabsorção dela.  Assim, o dente pode perder a lâmina dura e, consequentemente, o espaço do ligamento periodontal acaba sendo extinto.

Sintomas do cementoblastoma

Em alguns casos a doença pode ser assintomática, sendo detectada apenas em radiografias de rotina. Porém , na grande maioria dos casos, os pacientes relatam o surgimento de diversos sintomas, tais como:

  • Aumento de volume e dor intensa na região do dente relacionado;
  • Em alguns casos raros, devido a expansão do tumor, pode ocorrer fratura mandibular. Porém, o normal é que o crescimento seja lento, causando expansão óssea sem ocasionar nenhuma fratura ou deformação facial;
  • Parestesia do lábio inferior;
  • Perda da vitalidade pulpar.

Porém, é sempre bom consultar um profissional. O tumor odontogênico só pode ser confirmado a partir de uma radiografia.

Nela, o tumor se apresenta como uma massa radiopática ou de densidade mista, com margens bem definidas e circundadas por uma fina zona radiolúcida.

Como é o tratamento do cementoblastoma

Existem diferentes meios para se tratar um cementoblastoma, como por exemplo:

  • Realizar uma ressecção em bloco;
  • Extração do dente envolvido juntamente com o tumor;
  • Amputação da raiz e enucleração do tumor;
  • Curetagem da lesão sem a extração do dente ou raiz envolvidos;
  • Tratamento endodôntico associado à amputação radicular e remoção da lesão.

Em alguns casos a doença não apresenta sintomas. Essas situações devem ser analisados e tratados unicamente se houver alguma alteração clínica ou radiográfica.

O recomendado é que, a partir de qualquer sinal de dor ou desconforto, você consulte o seu profissional de confiança.

Também é importante realizar uma visita semestral ao seu dentista para uma avaliação completa.

Portanto, trate de ficar atento aos sintomas citados para manter a sua saúde bucal impecável e ficar bem longe do cementoblastoma.

Yara Barreto

Yara Barreto

Formada em Odontologia pela Universidade de São Paulo (2008). Aluna de iniciação científica Pibic/Unicid da Universidade de São Paulo. Em 2009, concluiu estágio clínico em Ortodontia no Instituto Vellini, e em 2010, curso de planejamento Ortodôntico na Universidade Metodista. Concluiu em 2014 sua especialização em ortodontia e atua com ortodontia digital. Dentista na Odontoclinic e responsável técnica da OdontoImage.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.