Benefícios da cebola para a saúde do corpo e dos dentes

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Amada por uns e odiada por outros,  a cebola tem propriedades importantes para saúde

A cebola é um alimento bastante versátil. Além de ser usada como tempero na base de muitos pratos, pode ser ingerida cru, na salada, caramelizada, e ainda pode ser ingrediente ou recheio de uma torta.

No Brasil, ela é bastante famosa e não costuma faltar em casa. Apesar dos seus benefícios na cozinha, a cebola também é conhecida por causar mau hálito. Por isso, divide opiniões entre os amam e detestam o alimento.

Muitos não sabem, mas a cebola é uma planta e seu nome científico é Allium cepa. Ela tem grandes quantidades de vitaminas A, B e C, além de sais minerais como ferro, potássio, sódio, fósforo e cálcio.

Benefícios da Cebola

Não é comum ouvir que cebola e saúde bucal possam ter uma relação, certo? Porém, todos os tipos de cebola possuem diferentes tipos de vantagens para a saúde.

A cebola roxa, por exemplo, é conhecida por ser a mais nutritiva, principalmente quando ingerida crua. Ela tem um sabor menos ácido e mais adocicado.

É considerada o tipo mais saudável e com mais benefícios por possuir antocianinas em sua composição, que funcionam como antioxidantes no organismo.

Por isso, ajuda a prevenir doenças cardiovasculares, reduz os níveis de colesterol e triglicerídeos, além de auxiliar no combate de doenças respiratórias como bronquite e asma.

Apesar de mais presente na roxa, todas elas possuem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, oferecendo benefícios como:

  • Maior proteção contra osteoporose;
  • Controle do peso;
  • Ajuda na prevenção de doenças dos sistemas nervoso, respiratório e circulatório;
  • Redução do colesterol LDL e de triglicerídeos;
  • Melhor aspecto do cabelo e das unhas, graças à vitamina A.

As principais vitaminas e sais minerais encontrados na cebola são:

  • Vitaminas A, B e C;
  • Ferro;
  • Potássio;
  • Sódio;
  • Fósforo;
  • Cálcio;
  • Flúor.

Além disso, as cebolas são ainda sutilmente benéficas para a estética dos dentes. Por ser um alimento rico também em flúor, quando consumida de maneira saudável, contribui com a saúde dental e com o sorriso.

Cebola ajuda no emagrecimento?

Além dos já citados prós e contras da cebola, ela não é exatamente um alimento que faz emagrecer, mas pode sim, auxiliar na briga contra a balança. A forma como ela auxilia é baseada em:

  • Quercetina – essa substância é conhecida por acelerar o metabolismo, estimulando a queima de gordura.Como a casca contém cerca de 20 vezes mais quercetina, uma dica é utilizá-la no preparo de sucos e sopas.
  • Presença de fibras – auxiliam pois preenchem o estômago, evitando um consumo maior de calorias. Além disso, as fibras são conhecidas por ajudarem no funcionamento do intestino e retardam a digestão.

Cuidados no consumo da planta!

Apesar de possuir inúmeras formas de ser consumida, o ideal e mais recomendado para aproveitar todos seus benefícios e nutrientes, é consumi-las cruas.

Quando a cebola é refogada, o calor do fogo acaba destruindo as proteínas presentes. Logo, diminui as características benéficas.

Desvantagens da cebola

A principal queixa que costumamos ouvir sobre as cebolas é o mau hálito que elas causam. E muitas pessoas evitam comer a planta pelo forte odor que elas deixam na boca.

O responsável pelo mau odor são os compostos do enxofre presentes na cebola.  Ele pode permanecer por horas, mesmo após a escovação feita correta. Principalmente quando ingerimos cebolas em grande quantidade.

Apesar dessa desvantagem, a cebola tem diversos nutrientes que fazem bem para nossa saúde. E se você se incomoda com o mau hálito, que tal procurar um dentista e pegar algumas dicas para manter o hálito fresco?

Ramiro Murad Saad Neto

Ramiro Murad Saad Neto

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela UNIC. Gestor de clínicas odontológicas e franquias. Residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Habilitação em Harmonização Orofacial e integrante da equipe Bucomaxilofacial Dr. Carlos Eduardo Xavier na Clínica da Villa, em São Paulo. CRO - 118151

Compartilhe sua opinião

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!