Conheça a cavidade pulpar e todas as suas divisões

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

O dente tem estruturas internas importantes: conheça a cavidade pulpar

O dente é o personagem principal do nosso sorriso e merece toda nossa atenção. Por isso, vamos conhecer mais uma de suas estruturas: a cavidade pulpar.

Nesse artigo, vamos conversar sobre o que é a cavidade pulpar. No que consiste essa estrutura? Como preservar essa estrutura? Descubra tudo aqui!

A cavidade pulpar é uma estrutura de tecido conjuntivo, vascularizado e inervado, onde se encontra a polpa do dente. A cavidade é envolvida pela dentina, que delimita o tamanho da cavidade também. Seu formato é o mesmo do dente em que se encontra, mas em menor proporção.

Quais as divisões da cavidade pulpar?

Na odontologia, as estruturas costumam ser divididas para facilitar a identificação de problemas ou aplicação de técnicas. Com a câmara pulpar não é diferente!

Ela é basicamente dividida em duas partes: a porção coronária e a porção radicular. No entanto, cada uma das partes tem uma subdivisão. Para que você entenda os detalhes, dividimos cada uma em tópicos, veja:

Porção Coronária

É onde está o que se chama de “polpa coronária”. É divida em paredes:

  • Parede oclusal, incisal ou teto: é a porção que limita a cavidade voltada para a face oclusal. Essa parede não é lisa, tendo as mesmas formas que a face oclusal ou a borda incisal apresentam.
  • Parede cervical ou assoalho: é a parede oposta a parede oclusal. Nem sempre as duas paredes ficam perfeitamente paralelas. Essa parede também não é lisa, seguindo a anatomia dos canais do dente.
  • Parede mesial, parede distal, parede lingual e parede vestibular: são as paredes correspondentes as faces do dente.

Porção Radicular

É onde está a outra parte da polpa, que chamamos de “polpa radicular”.

Essa parte da cavidade causa alguma confusão: didaticamente, ela é divida em três partes, mas na prática sua divisão é apenas de duas partes. Mencionaremos então, as duas divisões:

Pela didática, são três terços:

  • Terço apical;
  • Terço médio;
  • Terço cervical.

Na prática, são dois canais:

  • Canal dentinário;
  • Canal cementário.

Entendendo as nomenclaturas

A nomenclatura das subdivisões das duas porções é feita baseada nas faces do dente, que são basicamente os “lados” do elemento dental. São quatro faces que também possuem suas subdivisões.

Se você quiser entender mais sobre as faces, seus nomes, posições e importância, além de entender essa divisão em “terços”, confira nosso artigo sobre faces do dente.

Como preservar a cavidade pulpar

A melhor forma de preservar a cavidade pulpar é mantendo a melhor higiene bucal.

Isso porque as doenças que afetam a polpa do dente e, por consequência, a câmera pulpar são causadas pela má higiene dos dentes e acúmulo de placa.

Lembre-se: a placa só é totalmente retirada na limpeza realizada pelo dentista! Por isso a importância de ir regularmente as consultas.

Outros problemas, como acidentes e traumas na região oral podem comprometer a cavidade pulpar. É essencial que se proteja a estrutura, usando protetores bucais ao se fazer esportes, por exemplo. Manter a cavidade bucal em dia é manter todas as estruturas em ordem!

Valdir de Oliveira

Valdir de Oliveira

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA). Pós-graduado em Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares pela Sboom. Com especialização e mestrado em Implantodontia, habilitação em Harmonização Orofacial e Anatomia da Face. Professor nas áreas de Cirurgia Bucomaxilo Facial e Harmonização Orofacial. Voluntário há mais de 20 anos na Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais - ADRA Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.