Cárie recorrente pode significar problemas na restauração

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Saiba como se desenvolve a cárie recorrente, suas causas e tratamento

A cárie dentária é uma doença bacteriana amplamente conhecida e de manifestação comum. No entanto, o que é de conhecimento de poucos é a existência de tipos variados de cáries dentárias, como é o caso da cárie recorrente.

Apesar dos tipos variados, na grande maioria das vezes a causa do aparecimento da cárie é mesma: a falta de higienização correta e a consequente proliferação de bactérias. É também a causa da cárie recorrente.

Como o próprio nome já insinua, a cárie recorrente é um tipo de cárie que se manifesta mais de uma vez no mesmo lugar.

Normalmente, ela aparece em áreas de grande acúmulo de placa bacteriana, muito comum em volta das restaurações e coroas, por exemplo.

Se interessou? Então continue acompanhando nosso artigo para entender o que é cárie recorrente.

Quais as Causas da Cárie Recorrente?

Apesar da cárie ser uma patologia muito conhecida, os fatores que levam a ela são ignorados recorrentemente.

O aparecimento de qualquer um dos tipos de cárie, como já citamos anteriormente, tem a ver principalmente com a falta de uma higienização adequada.

No entanto, você sabe quais outros fatores podem levar ao surgimento dessa patologia? Confira:

  • Consumo excessivo de alimentos açucarados ou ricos em carboidratos, sem a devida higienização pós-ingestão;
  • Falta de flúor no organismo, consumido por meio de produtos de higiene oral e água tratada;
  • Ingestão de alimentos que são mais difíceis de serem dissolvidos pela saliva, como frutas secas e bolos, por exemplo;
  • Falta de periodicidade quanto a higiene bucal, afinal, uma higienização eficiente não é eficaz se não for realizada nos momentos corretos, como após as principais refeições e posteriormente ao consumo de alimentos que apresentam maiores riscos para o aparecimento das cáries;
  • Não-comparecimento às consultas odontológicos, já que o profissional podem avaliar a saúde dos dentes e realizar a profilaxia para mantê-los livres da placa bacteriana;

A atenção redobrada para os fatores mencionados podem ser essenciais para a prevenção do aparecimento da cárie dentária. No entanto, além desses, o surgimento da cárie recorrente se desenvolve por influência de outros motivos.

Isto porque a cárie recorrente é o retorno de uma cárie já tratada que, por causa de micro infiltrações presentes nas restaurações ou por falta da adaptação destas, aliado aos fatores comuns, ela volta a aparecer.

Esse tipo de cárie comumente se desenvolve à margem da restauração, em volta de facetas e lentes de contato.

Como Tratar Esse Tipo de Cárie?

O método mais eficaz para se ver livre da cárie recorrente é a prevenção.

Aliás, a prevenção pode não apenas evitar o aparecimento da cárie recorrente, mas o desenvolvimento de qualquer tipo de cárie, como a cárie coronária e a cárie radicular – que se desenvolve na raiz do dente.

Como a cárie recorrente se desenvolve à margem das restaurações, sua visualização pode ser mais difícil se comparada á cárie coronária, por exemplo.

Portanto, é preciso estar atento à sinais como dores e sensibilidade dentária.

Os tratamentos para cárie em geral, inclusive da cárie recorrente, devem ser realizados no consultório pelo dentista.

Quanto se trata da cárie recorrente, a forma de tratamento pode depender da situação na qual ela se desenvolveu.

No entanto, é comum que seja necessário o tratamento cirúrgico para sua remoção e a posterior restauração, procurando adequá-la de forma eficaz para evitar o aparecimento de novas cáries.

O dentista poderá também realizar a profilaxia, visando remover a placa bacteriana, bem como efetuar um polimento dentário para evitar novas adesões da placa sobre a superfície do dente.

Lembre-se, é importante manter visitas frequentes ao consultório odontológico para a manutenção da saúde dos dentes.

Assim, o dentista poderá efetuar a análise das restaurações presentes para evitar o surgimento da cárie recorrente, assim como efetuar a remoção da placa bacteriana e garantir a saúde dos seus dentes.

Valdir de Oliveira

Valdir de Oliveira

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA). Pós-graduado em Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares pela Sboom. Com especialização e mestrado em Implantodontia, habilitação em Harmonização Orofacial e Anatomia da Face. Professor nas áreas de Cirurgia Bucomaxilo Facial e Harmonização Orofacial. Voluntário há mais de 20 anos na Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais - ADRA Brasil.

Compartilhe sua opinião

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!