Cárie em idosos é comum e demanda atendimento odontológico

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Consulta regular ao odontogeriatra é necessário para prevenir o surgimento de doenças orais

A cárie é uma condição bucal muito comum e também um dos maiores problemas de saúde bucal no Brasil. Porém, fora a má higiene oral, outros fatores podem oportunizar o aparecimento da condição, como a idade. Pode ser muito frequente, então, encontrar cárie em idosos.

Na terceira idade, inclusive, a saúde bucal pode ficar mais debilitada, se comparada a outras fases da vida, propiciando o aparecimento de diversos problemas orais. Nessa idade, é comum também incidência de gengivite e de perda de sensibilidade gustativa, além da cárie em idosos.

A cárie em idosos, especificamente, é o resultado de uma higiene ineficaz. Em diversos casos, isso acontece pela falta de destreza manual. Com a higiene prejudicada, há a proliferação de bactérias.

Por que as cáries são comuns na terceira idade?

Como dissemos, é comum que na terceira idade a saúde fique vulnerável, incluindo o ambiente oral. Devido o envelhecimento, o sistema imunológico tem suas defesas reduzidas.

A diminuição do fluxo salivar é outro problema frequente. A saliva é uma secreção de extrema necessidade para a proteção da mucosa e dos dentes. Com a redução, cujo processo é chamado de xerostomia, a saúde bucal dos idosos acaba ficando mais debilitada.

Aliado à falta de destreza manual, tudo isso facilita a proliferação de bactérias e, consequentemente, o aparecimento da cárie dentária.

Qual o tipo de cárie mais prevalente em idosos?

Mas não é só isso, além de ser muito comum nessa fase da vida, existe um tipo de cárie mais frequente nos pacientes da terceira idade. Você sabe qual o tipo de cárie mais prevalente em idosos? É a cárie de raiz.

A diferença desse tipo de cárie para a cárie comum (a cárie coronária) é a região onde acomete o dente. A cárie comum tem preferência pela coroa do dente – sua parte exposta e visível aos olhos -, enquanto que a cárie de raiz, como o próprio nome já sugere, tem prevalência na raiz do dente.

O que é cárie radicular?

Para entender o motivo que faz a cárie ser mais prevalente na terceira idade, é preciso saber primeiro o que é cárie radicular.

A cárie radicular, também conhecida como cárie de raiz, é caracterizada por uma infecção que ocorre especificamente na superfície da raiz do dente.

Sem contar os problemas citados anteriormente, justamente pela falta de uma higiene bucal eficiente, as doenças periodontais tornam-se comuns em idosos. Com isso, ocorre um processo de retração gengival, que faz a raiz do dente ficar mais exposta.

Já que nessa região não há esmalte, tecido que protege os dentes, a possibilidade do aparecimento da cárie radicular em idosos é maior.

Como prevenir a cárie em idosos

O fato que assemelha a cárie comum à cárie radicular, no entanto, é a ineficiência da higiene bucal. Desse modo, a maneira mais efetiva de evitar o aparecimento do problema é fazendo a limpeza correta dos dentes.

A capacidade de autocuidado nessa idade pode variar. É importantíssimo que paciente consulte um odontogeriatra com regularidade para verificar a higiene bucal e prevenir o surgimento de doenças orais, como a cárie em idosos.

Silmara Alves Rozo Ducatti

Silmara Alves Rozo Ducatti

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Ortodontia pelo Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul (SIOMS).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!