Cancelamento de consulta: como diminuir esse índice no consultório?

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As faltas e o cancelamento de consulta no consultório odontológico podem impactar os lucros

Manter a agenda do consultório odontológico organizada pode parecer um grande desafio, especialmente quando se trata de pacientes que faltam sem aviso prévio ou que pedem cancelamento de consulta em cima da hora.

Casos como esses podem prejudicar a rotina do consultório em vários aspectos, como no desperdício de tempo de trabalho e de recursos. Além disso, as faltas e cancelamento de consulta podem impactar diretamente no faturamento do seu consultório.

O cancelamento de consulta no consultório odontológico pode ser causado por diversos motivos, como imprevistos e esquecimentos. Por isso, é importante que o profissional busque alternativas para evitar essa situação e impedir maiores prejuízos.

Cancelamentos de consulta e faltas podem impactar os lucros do consultório

desistência de consultas ou o não comparecimento de um paciente na consulta marcada pode ter diversos efeitos negativos para o consultório odontológico.

Primeiramente, o lucro do seu consultório pode ser impactado, uma vez que, quando o paciente não vai a consulta ou a cancela – de modo que não há tempo para marcar outra no horário vago -, existe um tempo ocioso na agenda. Esse tempo poderia ser utilizado para atender outro paciente, gerando lucro para o consultório.

Fora o dinheiro perdido, esses pequenos buracos na agenda também desperdiçam recursos. Veja bem, para manter seu consultório em pleno funcionamento é preciso arcar com diversas despesas, como aluguel, luz, água, etc.

Dessa maneira, quando existe um tempo ocioso de trabalho, esses gastos são considerados em vão. Olhando a longo prazo, ou seja, quando essas faltas e cancelamentos são recorrentes, todo esse desperdício pode afetar diretamente seus resultados.

Portanto, reduzir o índice de cancelamentos e faltas às consultas deve ser uma das prioridades desse profissional.

Por que os pacientes cancelam ou não comparecem no dia da consulta?

Para conseguir diminuir o cancelamento de consultas, é preciso entender primeiro os motivos pelos quais os pacientes o fazem. Veja algumas dessas razões a seguir:

  • Abandono de tratamento;
  • Esquecimento;
  • Emergências;
  • Marcar consulta com outro dentista.

Certamente, cada paciente possui suas próprias razões. Por isso, cabe ao profissional buscar saber o que motivou a ausência ou o cancelamento de determinado paciente.

A melhor maneira para descobrir é mostrar interesse por esse paciente. Dessa forma, uma das melhores alternativas é entrar em contato após a falta para questionar o que houve.

Seria algum imprevisto? O horário marcado foi incompatível com a agenda do paciente? Aproveite para tentar remarcar a consulta.

Como diminuir o índice de cancelamento de consultas?

O profissional também pode contar com algumas estratégias para reduzir o cancelamento de consultas, evitando os desperdícios de tempo, de recursos e de dinheiro.

Confira algumas das nossas dicas para reduzir o cancelamento e as faltas às consultas:

  1. Confirme a consulta com antecedência: é ideal que o consultório lembre o paciente sobre a consulta marcada pelo menos um dia antes, seja por telefone, por e-mail ou por aplicativos de mensagem. Assim, você evita que o paciente falte às consultas por esquecimento;
  2. Explique a importância da consulta: estabeleça confiança na sua relação com o paciente. Para isso, explique a importância dos tratamentos que serão realizados para a saúde bucal do paciente. Dessa forma, ir à consulta se tornará uma das prioridades da pessoa;
  3. Tenha políticas para casos de ausências: para evitar cancelamentos em cima da hora e até mesmo as faltas, é possível recorrer a alternativas, como uma taxa de cancelamento de consulta ou o cancelamento automático da consulta caso o comparecimento não seja confirmado com antecedência;
  4. Garanta a qualidade do ambiente e do atendimento: faça com que o paciente sinta-se confortável para voltar ao seu consultório. Para isso, garanta sempre um ambiente agradável, pontualidade nos seus atendimentos e o máximo de cordialidade possível.

Com essas dicas você reduzirá o índice de cancelamento de consulta e de faltas no seu consultório odontológico e garantirá a fidelidade dos seus pacientes.

Valdir de Oliveira

Valdir de Oliveira

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA). Pós-graduado em Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares pela Sboom. Com especialização e mestrado em Implantodontia, habilitação em Harmonização Orofacial e Anatomia da Face. Professor nas áreas de Cirurgia Bucomaxilo Facial e Harmonização Orofacial. Voluntário há mais de 20 anos na Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais - ADRA Brasil.

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