Canal em dente de leite? A odontopediatria explica

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Assim como os dentes permanentes, os dentes de leite têm raízes e o procedimento pode ser necessário

O tratamento de canal é o procedimento mais realizado nas clínicas e consultórios de dentista. Mas você sabia que é possível realizar o tratamento de canal em dente de leite?

Para você entender como e quando o canal em dente de leite é realizado, preparamos este artigo completo. Assim, quando o odontopediatra aconselhar o tratamento, você já estará a par de todo o procedimento!

O canal em dente de leite será necessário quando o dente em questão apresentar alguma alteração como cárie ou trauma que requer este tipo de tratamento.

Canal em dente de leite

canal-dente-leite

O tratamento de canal consiste, basicamente, na recuperação da parte interna (polpa ou nervo) do dente, removendo o tecido pulpar e, depois, vedando o canal.

Esse procedimento será feito exatamente da mesma forma nos dentes de leite. Serão feitos os mesmos exames prévios (radiografias odontológicas) e serão usados os mesmos equipamentos.

Os cuidados pré e pós-procedimento também serão os mesmos! Ao contrário do que muitos pais acreditam, um dente de leite possui a mesma estrutura interna de um dente permanente.

Ou seja, se a estrutura interna do dente de leite for comprometida, os tratamentos serão os mesmos que seriam realizados em dentes permanentes.

Até porque, comprometer os dentes de leite pode afetar o desenvolvimento dos futuros dentes permanentes.

Quando o canal é indicado para crianças?

canal-dente-leite

O canal de dente de leite é indicado nas mesmas condições em que o tratamento endodôntico seria indicado em dentes permanentes. Ou seja, se o dente:

  • Foi comprometido por trauma;
  • Está com cárie profunda;
  • Está com quadro de sensibilidade dentária aguda;
  • Estiver comprometido por qualquer outra situação.

O diagnóstico é sempre feito após uma radiografia odontológica, que comprova a necessidade de um tratamento de canal.

Nenhum procedimento desse porte é feito sem exames prévios, além de uma conversa com os pais e a criança para que todos entendam as necessidades e o que será feito.

Não é melhor extrair o dente de leite?

canal-dente-leite

Não! Os dentes de leite tem seu momento para cair e cumprem um papel importante na boca. Eles ajudam, por exemplo, a manter o espaçamento ideal entre os dentes e garantem que as funções bucais sejam realizadas.

Portanto, extrair um dente de leite só é uma possibilidades em casos específicos ou quando não há outros tratamentos possíveis.

Como evitar o canal em dente de leite?

canal-dente-leite

A melhor forma de prevenção é, sem dúvidas, a higienização bucal adequada. Assim, tenha certeza de que seu filho escova os dentes três vezes ao dia, de forma correta, e não deixe de incluir o fio dental nessa rotina.

Se seu filho está relutante em cumprir a rotina de escovação, tente encontrar caminhos mais lúdicos para transformar a experiência “chata” em algo divertido.

Além disso, não se esqueça de que as crianças devem ir regularmente ao dentista, assim como os adultos. O odontopediatra é o profissional da odontologia responsável por cuidar da boca dos pequenos, a partir dos 6 meses de vida.

Um tratamento de canal em dente de leite não é algo preocupante ou perigoso. Mesmo assim, o ideal é que haja prevenção para que o procedimento não seja necessário.

Ramiro Murad Saad Neto

Ramiro Murad Saad Neto

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela UNIC. Gestor de clínicas odontológicas e franquias. Residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Habilitação em Harmonização Orofacial e integrante da equipe Bucomaxilofacial Dr. Carlos Eduardo Xavier na Clínica da Villa, em São Paulo. CRO - 118151

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.