PACIENTES

Sintomas do bruxismo infantil e suas principais causas

Sintomas do bruxismo infantil e suas principais causas

Estresse e doenças respiratórias são algumas das causas comuns do bruxismo infantil

Diversos fatores podem levar as crianças a terem algum tipo de doença ou distúrbio. Com sistema imunológico frágil e colocados sob uma sobrecarga de estímulos, é normal que alguns problemas surjam. No entanto, a maior parte deles pode (e deve) ser evitado. Um exemplo é o bruxismo infantil.

Nem sempre notado, o bruxismo infantil afeta 40% das crianças com até 6 anos de idade, segundo um artigo da Revista Paulista de Pediatria. Um número é alto e serve de alerta para os pais, que devem estar atentos aos sinais da doença e saber como tratá-la.

O bruxismo infantil é um ato involuntário onde a criança range ou “aperta” os dentes. A principal consequências do bruxismo, além da dor,  é o surgimento de outras doenças a partir da pressão exercida na boca.

Há dois tipos conhecidos de bruxismo em crianças: o de vigília, que acontece enquanto a criança está acordada, e o do sono, que acontece enquanto a criança dorme.

As causas são variadas e é importante que os pais percebam os sinais para encaminhar os filhos a um odontopediatra.

Causas do bruxismo infantil

A dois fatores que se destacam no bruxismo em crianças. Quando se trata de bruxismo do sono (ou bruxismo infantil noturno), o fator principal são as doenças respiratórias.

Nesse caso, o distúrbio também pode vir acompanhado de enurese (urinar na cama involuntariamente) ou sonambulismo. Em alguns pacientes, é possível escutar os dentes rangendo durante a noite.

Já o bruxismo de vigília pode ser causado pelo excesso de exposição a aparelhos eletrônicos. Ao se concentrar na tela, muitas crianças rangem os dentes.

Não podemos esquecer que, principalmente para as crianças até 6 anos, os dias podem ser exaustivos e estressantes.

Eles são expostos a uma sobrecarga de estímulos e novas experiências, o que leva o corpo a expressar seus sentimentos de forma física, apertando os dentes.

Sintomas do bruxismo em crianças

Os sintomas são fáceis de serem identificados. Em caso de bruxismo noturno infantil, os pais podem escutar o barulho do ranger dos dentes durante a noite.

A maioria das crianças também reclamam de dor ao acordar: na cabeça, ouvidos ou mandíbula. Também podem reclamar de dor ao mastigar.

O bruxismo de vigília pode apresentar as mesmas dores, mas em momentos diferentes do dia. Observe o movimento da boca e os barulhos que podem surgir enquanto seu filho está concentrado em uma tarefa.

Como funciona o tratamento do bruxismo infantil?

O tratamento de bruxismo é, muitas vezes, composto por mais de uma área. Como as causas da doença podem ser variadas, o tratamento não é único.

Por isso, é importante levar seu filho a um odontopediatra, para uma primeira checagem. O dentista irá indicar o melhor tratamento para impedir o desgaste dos dentes, por exemplo. Também pode ajudar a identificar qual motivo levou aquele quadro.

Se seu filho apresentou outros sintomas ligados ao estresse ou a doenças respiratórias, é ideal que se consulte um pediatra também.

A maioria dos tratamentos não são invasivos e consistem em mudar o hábito de ranger os dentes. Por isso identificar o motivo por trás do bruxismo infantil é tão importante.

ACESSO RÁPIDO
    Ramiro Murad
    Ramiro Murad Saad Neto, cirurgião-dentista com registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 118151, é graduado pela UNIC e residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Possui habilitação em Harmonização Orofacial e também é gestor de clínicas e franquias odontológicas. Além disso, é integrante da equipe Bucomaxilofacial da Clínica da Villa, que está na Rua Eça de Queiroz, 467 - Vila Mariana, São Paulo - SP.

    Leia também