Broncodilatadores e odontologia: qual a relação?

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Esse pequeno aparelho utilizado no tratamento para asma pode afetar a sua saúde bucal

Você já ouviu falar sobre broncodilatadores? Esses pequenos aparelhos são bastante utilizados por pessoas que sofrem com asma e outras doenças respiratórias.

Os broncodilatadores são popularmente conhecidos como “bombinhas de asma”. Esse nome é mais familiar para você?

Os broncodilatadores são usados por pacientes que têm asma e sofrem diariamente com falta de ar e chiados no peito. São substâncias ativas que promovem a dilatação dos brônquios, e por isso, melhoram as crises asmáticas.

Costumam ser mais eficaz que remédios para asma via oral. Afinal, agem diretamente no local afetado pela doença.

Sobre a asma e os broncodilatadores

A asma é uma doença crônica que faz com que as vias aéreas fiquem inflamadas. Assim, o pulmão do indivíduo acometido é mais sensível que o de uma pessoa saudável, reagindo ao menor sinal de irritação.

A asma é uma das condições mais comuns e quase 10% da população brasileira sofre com esse problema. Além disso, a ciência demonstra que elas se manifesta de 4 formas diferentes:

  • Grau 1: sintomas leves e intermitentes até dois dias por semana e até duas noites por mês, em geral com predomínio dos sintomas no inverno, por exemplo
  • Grau 2: sintomas persistentes e leves mais do que duas vezes por semana, mas não mais do que uma vez em um único dia
  • Grau 3: sintomas persistentes moderados uma vez por dia e mais de uma noite por semana
  • Asma Grave ou grau 4: sintomas graves persistentes ao longo do dia na maioria dos dias e frequentemente durante a noite na asma grave

Ninguém nunca comprovou exatamente o que causa a asma, uma vez que a sensibilidade varia de pessoa para pessoa e pode ser impulsionada por diversos gatilhos.

Broncodilatadores na odontologia

A asma é uma doença crônica não transmissível. O cirurgião-dentista, como membro efetivo de equipes multidisciplinares da área da saúde, deve saber reconhecer os aspectos gerais da doença.

Assim, ele pode corrigir os agravos bucais oriundos da condição clínica ou relacionados ao tratamento farmacológico da doença, prevenir possíveis desconfortos, agudizações ou iatrogenias.

Alguns medicamentos glicocorticoides podem desencadear candidíase oral ou esofágica em alguns pacientes, dificultando o processo de deglutição.

Além disso, alguns aparelhos broncodilatadores podem causar xerostomia, que é a diminuição da produção salivar. Por isso, o paciente fica mais sujeito e desenvolver os mais diversos problemas bucais.

Desse modo, podemos dizer que o dentista possui um papel fundamental na manutenção da qualidade de vida de pacientes asmáticos.

Como utilizar os broncodilatadores

Agora você vai aprender a utilizar a bombinha de asma a partir de 8 dicas:

  1. Realizar a inalação em pé ou sentado. É fundamental que a pessoa esteja com a cabeça ereta ao realizar o procedimento;
  2. Agite bem a medicação. Os broncodilatadores em forma de spray precisam ser agitados antes de serem utilizados;
  3. Posicione o broncodilatador de forma correta. O nebulímetro deve sempre estar posicionado em L e com o bucal virado para baixo;
  4. É importante deixar um espaço entre a boca e a medicação;
  5. Realize uma inalação por vez;
  6. Enxágue a boca e escove os dentes. Isso é fundamental na prevenção dos mais diversos problemas bucais.

Agora você já sabe qual a relação entre os broncodilatadores e saúde bucal. Lembre-se de sempre consultar o seu dentista. Assim, é possível que o paciente tenha a melhor qualidade de vida possível.

Valdir de Oliveira

Valdir de Oliveira

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA). Pós-graduado em Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares pela Sboom. Com especialização e mestrado em Implantodontia, habilitação em Harmonização Orofacial e Anatomia da Face. Professor nas áreas de Cirurgia Bucomaxilo Facial e Harmonização Orofacial. Voluntário há mais de 20 anos na Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais - ADRA Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.