Bridectomia é um procedimento cirúrgico de redução de bridas

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

A bridectomia age da mesma forma que a cirurgia de frênulo da língua

A frenectomia é a cirurgia de remoção do freio lingual. Ela é realizada em casos de freios bucais curtos, quando geram complicações para a fonética. A retirada desses freios não ocasiona danos ou perdas de funções da boca, muito pelo contrário, somente ajudam, como é o caso da bridectomia.

As bridas são membradas da mucosa que unem o lábio e a mucosa jugal à gengiva subjacente. Se as bridas estiverem muito próximas da gengiva marginal, causam problemas periodontais, estéticos e fonéticos, além de prejudicar a inserção de próteses. Por isso, precisam ser corrigidas através da bridectomia.

A bridectomia é um procedimento cirúrgico para reduzir a ação das bridas, que são pregas da mucosa que agem como freios. A técnica também tem de impedir que o problema seja recidivo, ou seja, que reapareça mesmo após o tratamento.

Consequências das bridas

  • Dificuldade de controlar a incidência de placa bacteriana porque dificulta a atividade da escova de dente;
  • Retração gengival por conta do tracionamento dos tecidos gengivais;
  • Bolsas periodontais.

Placa bacteriana

É uma película grudenta e incolor formada por bactérias. Sua proliferação está relacionada com a nossa alimentação.

A placa é prejudicial aos dentes, trazendo complicações como cárie, doenças periodontais, formação de tártaro e perda do esmalte dental.

Para removê-las é preciso fazer uma ótima higienização bucal.

Retração gengival

É a diminuição da quantidade de gengiva que cobre o dente. Em determinadas situações, leva à exposição da raiz do dente. Se não tratada, causa perda dos dentes.

Para tratamento, o dentista terá de verificar a causa. Se for uma má escovação, ele deverá corrigi-la. Em caso de tártaro, será necessário removê-lo. Se forrem outras doenças, ele terá de tratá-la antes.

Bolsa periodontal

Bolsa periodontal é o aumento anormal do espaço entre o dente e a gengiva. A fim de evitá-la, o paciente deverá fazer uma ótima limpeza bucal.

Bridectomia e enxerto gengival

Há ocasiões em que o dentista combina a técnica de enxerto gengival com a cirurgia de bridectomia, pois ela ajuda a reconstruir a gengiva.

Além disso, evita que a brisa volte e possibilita uma área de mastigação apropriada, já que o tecido que estava atrapalhando foi retirado. Então, a relação com o enxerto gengival melhora os seguintes aspectos:

  • Aperfeiçoa os resultados da cirurgia de bridas;
  • Aumenta a faixa de gengiva inserida;
  • Cobre retrações gengivais;
  • Expande o rebordo;
  • Aprofunda o vestíbulo.

Tipos de freios labiais

As bridas musculares são espécies de freios labiais. Podem possuir três formatos:

  1. Alargado, mas que apresenta sua superfície direita e esquerda paralelamente;
  2. Em forma de triângulo, com a base atingindo o sulco gengival;
  3. Em formato triangular, mas com a base inferior.

Outros procedimentos cirúrgicos

A frenulectomia, assim como procedimento de bridectomia, remove totalmente o frênulo. O procedimento pode ser realizado por meio de duas técnicas, a do duplo pinçamento e a do pinçamento único.

A frunulotomia e a bridulotomia retiram uma parte do frênulo. São feitas pelas técnicas da simples secção e de incisão em Z, que conhecida como zetaplastia.

Ainda há o processo de reinserção do frênulo ou da brida, atuando de maneira oposta à frenulectomia e à bridectomia.

Valdir de Oliveira
Valdir de Oliveira
Valdir de Oliveira é cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA) e pós-graduado em Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares pela Sboom. Possui especialização e mestrado em Implantodontia, habilitação em Harmonização Orofacial e Anatomia da Face. Também é professor nas áreas de Cirurgia Bucomaxilofacial e Harmonização Orofacial e voluntário há mais de 20 anos na Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA Brasil). Com o registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 52860, Valdir integra a equipe odontológica do Instituto Bernal e Oliveira, que está localizado na Avenida dos Imarés, 572A - Indianópolis, São Paulo - SP.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio
Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.
Agende uma consulta
Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

Simpatio 2021 © - Todos os Direitos Reservados

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.

Os conteúdos da Simpatio são escritos por jornalistas e possuem a supervisão e a aprovação de dentistas e de profissionais de saúde parceiros.