PACIENTES

Brasil Sorridente Indígena atende comunidades em todo Brasil

Brasil Sorridente Indígena atende comunidades em todo Brasil

Projeto do Ministério da Saúde, Brasil Sorridente Indígena foca da saúde bucal dessa comunidade

Os serviços e condições de saúde odontológica pública são algo que devem estar disponíveis para todos, inclusive os indígenas. O Brasil Sorridente Indígena luta por isso.

Dessa forma, o Brasil Sorridente Indígena tem ações de extrema importância e que influenciaram muito a vida dessa parte da população brasileira.

Brasil Sorridente Indígena é um projeto que tem como principal objetivo melhorar e, até mesmo apresentar, boas condições e atendimento odontológico para a população indígena que mora em nosso país.

O principal apoio vem do Ministério da Saúde.

O Que é o Brasil Sorridente Indígena?

Iniciado no mês de Dezembro de 2011, o principal objetivo desse projeto é ampliar o antedimento e oferecer uma melhora nas condições de saúde bucal da comunidade indígena brasileira.

Ele foi elaborado a partir de uma extensão do Programa Brasil Sorridente, que foi inaugurado pelo Ministério da Saúde 7 anos antes, em 2004.

O que ocorreu então para sua elaboração foi uma adaptação de alguns detalhes e, principalmente, o fato de ser aplicado às necessidades e dificuldades da saúde bucal indígena.

Os resultados têm sido extremamente satisfatórios e, cada vez mais esse público consegue se beneficiar dos atendimentos proporcionados pelos profissionais da saúde disponíveis.

Ministério da Saúde e o Brasil Sorridente Indígena

É importante conhecer o papel que a Sesai (Secretaria Especial de Saúde Indígena) tem dentro do Ministério da Saúde, uma vez que eles são os principais responsáveis do programa.

Todo o processo de gestão do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena, no âmbito do Sistema único de Saúde, conhecido pela sigla, SasiSUS, passa então por essa secretaria.

Além disso, existe também o Distrito Sanitário Especial Indígena, que é a unidade gestora descentralizada desse subsistema que:

  • Organiza e executa o atendimento;
  • Toma conta da área de abrangência;
  • Observa as práticas de saúde e medicinas tradicionais.

Esses distritos são divididos com base na na ocupação geográfica e tradicional de cada uma das comunidades indígenas.

Ações do Brasil Sorridente Indígena

Com a ajuda de diversas unidades móveis odontológicas e contando uma equipe capacitada e especializada, atendimentos e tratamentos de qualidade são oferecidos.

Além disso, dicas de higiene bucal, por exemplo, são sempre passadas para a comunidade, para que eles possam manter a eficácia dos cuidados que já foram feitos.

Dessa forma, a promoção da saúde bucal por meio de atividades educativas é um dos principais pilares desse trabalho. Algumas das ações envolvem:

  1. Como realizar uma boa escovação
  2. Conscientização da comunidade
  3. Importância da saúde bucal infantil

Tanto os tratamentos quanto todos esses procedimentos e atividades são realizados com o auxilio de dentistas, técnicos de saúde bucal e também os Agentes Indígenas de Saúde (AIS).

Entre as ações também contam com a distribuição de kits que ajudam na saúde bucal dos povos indígenas de todo o país.

O Brasil Sorridente Indígena é um programa muito importante para o nosso país. Possuímos em nossas terras essa comunidade que precisa muito de auxilio e não deve jamais esquecer da importância da saúde bucal.

ACESSO RÁPIDO
    Silmara Alves Rozo Ducatti
    Silmara Alves Rozo Ducatti é cirurgiã-dentista graduada pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Ortodontia pelo Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul (SIOMS). Possui registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 121811 e integra a equipe odontológica da RD Design Oral, que fica na Alameda Grajaú, 98 - sala 1207 - Alphaville, Barueri - SP.

    Leia também