Boca seca na terceira idade: é possível amenizar?

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Embora seja algo comum e qualquer pessoa possa desenvolver, os sinais nos idosos aparecem mais

Idosos podem sofrer com algumas alterações do corpo. Uma delas é a boca seca na terceira idade, que ter diferentes causas e acontecer com mais frequência durante a noite.

Isso acontece porque nesse período há o aumento de medicamentos, roncos e outros fatores que contribuem para a boca seca na terceira idade.

A boca seca na terceira idade é causada, principalmente, pela diminuição do fluxo de saliva que acontece com o tempo. Conhecida também por xerostomia, pode ainda acarretar alguns problemas à saúde.

Causas da Boca Seca na Terceira Idade

A partir de uma certa idade, nosso organismo se torna vulnerável à desidratação das células. Portanto, a diminuição na salivação na terceira idade é consequência do processo de envelhecimento.

Nos idosos, essa diminuição é três vezes maior do que nos adultos e, pode ainda ser agravada por algumas
doenças ou por medicamentos usados nos seus tratamentos.

Muitas medicações altamente xerostômicas também são grandes responsáveis pela xerostomia na terceira idade. As que mais causam esse sintoma são:

  • Anti-histamínicos
  • Descongestionantes
  • Analgésicos
  • Remédios para hipertensão
  • Relaxantes musculares
  • Controladores de incontinência urinária
  • Medicamentos para doença de Parkinson
  • Antidepressivos

É importante sempre informar ao médico caso a mudança para uma nova medicação, por exemplo, esteja causando a sensação de boca seca.

Riscos apresentados pela Boca Seca nos Idosos

A falta de saliva irrita os tecidos moles da boca. Isso pode causar inflamações ou deixar o local mais suscetível à inflamações.

Como a saliva também atua limpando as áreas internas da boca, cárie dentária e outros problemas de saúde bucal se tornam mais comuns.

O uso de inaladores bucais em pacientes que tratam de asma, por exemplo, ocasiona o desenvolvimento frequente de candidíase bucal.

Essa é uma infecção fúngica, que por deixar a boca extremamente seca, estimula as pessoas a enxaguarem a boca com água após uso do inalador.

Os principais problemas associados à boca seca incluem:

  • Dor de garganta constante
  • Sensação de queimação
  • Dificuldade na fala
  • Problemas para engolir
  • Rouquidão
  • Vias nasais secas

Quando não tratada, a boca seca pode ainda danificar os dentes, pois sem o lubrificante natural que é a saliva, a remoção e neutralização de alimentos ácidos, facilita o surgimento de cáries e outras doenças bacterianas.

Tratamento para Boca Seca na Terceira Idade

O tratamento desse problema irá depender de como se encontra a função salivar do indivíduo.

Se as glândulas tiverem em condições de produzir saliva, o procedimento a ser realizado é focado então em estimular essa produção por meio de estímulos mecânicos, farmacológicos, gustatórios e elétricos.

Caso a produção de saliva não esteja mais funcionando e comprometida, o tratamento deverá focar apenas em limitar os danos já causados previamente, trazendo mais conforto ao paciente.

Existem substitutos salivares e saliva artificial, que podem ser usados também nos casos de produção limitada.

Se for de recomendação do dentista e não causar nenhum outro tipo de dano, alguns métodos mais rápidos e fáceis podem também auxiliar. Laserterapias, balas e gomas de mascar sem açúcar estimulam o fluxo salivar, assim como o uso de enxaguantes bucais são aliados contra a boca seca na terceira idade.

Rodrigo Venticinque

Rodrigo Venticinque

Graduado pela Universidade de Santo Amaro (UNISA) e especialista em Prótese e Reabilitação Oral Integrativa, Biofísica Quântica, Biorressonância Aplicada e Ortomolecular. Pós-graduado em Estética Dental e Reabilitação Oral, com certificação em Remoção Segura da Amálgama e Odontologia Biológica pela Academia Internacional de Medicina Oral e Toxicologia. Professor da pós-graduação em Biofísica e Ortobiomolecular da QuantumBio. Também atua nas áreas de Ozonioterapia, Odontologia Sistêmica, Sedação Consciente com Óxido Nitroso e Hipnose. Diretor da clínica Venticinque Odontologia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.