Bloco dentário recupera o dente após traumas e alterações

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Confira quando o bloco dentário é indicado pelos cirurgiões-dentistas

Quando sofremos algum trauma ou alteração no nosso dente, existem diversas maneiras de recuperar a sua estética e funcionalidade. Um dos métodos usados pelos dentistas é a colocação do bloco dentário.

Antes de colocar o bloco dentário, o profissional precisa fazer um molde exato. Assim, fica quase imperceptível o tratamento. E, depois de apenas duas sessões, você já está pronto para sair com um sorriso perfeito!

O bloco dentário é um material odontológico. Ele permite que o dente ganhe de volta a sua forma natural, a sua função, seu alinhamento e a sua estética.

Tipos de Blocos

Dentro dos processos odontológicos, o profissional pode utilizar o bloco nos dentes a partir de diferentes materiais. Eles são:

  • Blocos metálicos;
  • Blocos em resina; e
  • Blocos em porcelana.

A colocação dos blocos é um processo muito realizado na odontologia. O procedimento é rápido e indolor. O custo depende do profissional e do local escolhido para fazer o procedimento.

Mas fique atento se o seu convênio odontológico cobre o procedimento.

Quando Devo Usar o Bloco Dentário?

Os profissionais indicam o uso dos blocos nos seguintes casos:

  • Dente quebrado;
  • Cárie;
  • Trauma no dente;
  • Perda parcial da coroa; e
  • Fins estéticos.

Bloco, Coroa ou Ponte?

Quando o nosso dente está comprometido, ficamos em dúvida de qual material odontológico usar. Mas é preciso lembrar que é o seu profissional de confiança é quem irá indicar qual é o melhor tratamento.

No entanto, fizemos uma lista dos possíveis tratamentos a serem adotados. Assim,você pode tirar todas as suas dúvidas com o cirurgião-dentista:

  • Blocos: são indicados quando o dente está parcialmente comprometido, mas pode ser recuperado;
  • Coroas: são utilizadas quando a parede dentária está afetada e o dente está comprometido; e
  • Pontes: são próteses fixas utilizadas quando o paciente perde um ou mais dentes.

Cuidados Bucais

Após o procedimento de restauração do dente e colocação do bloco no dente, o paciente deve ter ainda mais cuidado durante os procedimentos de higiene bucal. Esse tipo de cautela afeta diretamente em quanto tempo o bloco irá durar.

Escove os dentes depois de acordar, depois das refeições e antes de ir dormir. Faça movimentos suaves e circulares em torno de todos os dentes.

Lembre de sempre escovar a língua também, porque ela também tem bactérias bucais que podem fazer mal a saúde. É importante tentar não passar a escova bruscamente.

O uso do fio dental pelo menos uma vez ao dia é recomendado pelos dentistas. Não precisa passar o fio de forma bruta, mas é preciso que você limpe toda a área ao redor do dente e perto da gengiva.

O seu dentista também pode passar algum enxaguante bucal ideal para você manter e completar a limpeza bucal todos os dias.

O tabagismo provoca desgastes na coloração do material. Dessa forma, é essencial diminuir o fumo após a realização do procedimento.

Visitas regulares ao dentista para exames e checagens são extremamente necessárias para que o material da restauração do dente com cárie ou quebrado permaneça impecável.

É importante lembrar que o bloco dentário pode ser retocado ou trocado na superfície dependendo de como o paciente cuidar da sua manutenção. No entanto, o processo é simples e rápido.

Juliana Peres

Juliana Peres

Graduada em Odontologia pela Universidade Cidade de São Paulo. Pós-graduada em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pelo programa de residência profissional do Complexo Hospitalar Padre Bento de Guarulhos. Conhecimento na área de cirurgia oral menor e maior. Residente em cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial no Complexo Hospitalar Padre Bento durante 3 anos e responsável pelo atendimento de pacientes na área de clínico geral, cirurgias orais e harmonização orofacial em diferentes clínicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.