Importância da avaliação ortodôntica para crianças e adultos

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Uma avaliação correta evita problemas futuros para as crianças

Muitas pessoas acreditam que uma visita ao dentista só é necessária em casos de emergência ou por conta do  aparecimento de doenças. Porém, uma avaliação ortodôntica é mais necessária do que se imagina.

Procedimentos de prevenção, como a avaliação ortodôntica, são grandes aliados na busca por melhorias da saúde bucal.

A Avaliação ortodôntica é uma análise minuciosa do posicionamento dos dentes de cada paciente. Através dela, é possível diagnosticar, prevenir e tratar problemas ortodônticos.

Dentes desalinhados ou tortos na arcada dentária podem colocar em risco à saúde bucal. Eles dificultam a higienização bucal e facilitam o acúmulo de bactérias e restos de alimentos.

Por isso, a avaliação do ortodontista é tão importante.

Pacientes que carreguem esses tipos de disfunção estão mais suscetíveis ao aparecimento de doenças advindas de infecções bucais, como a cárie dentária.

Posteriormente, se o acúmulo dessas bactérias não for tratado de maneira correta, acontece o endurecimento da placa bacteriana e o surgimento do tártaro.

Além disso, essas bactérias podem ocasionar problemas como o amarelamento dos dentes, o aparecimento de manchas e doenças periodontais, como a gengivite.

Risco dos dentes desalinhados

A falta de alinhamento correto da arcada dentária ainda pode ser a responsável por:

  • Dores de cabeça aparentemente desmotivadas;
  • Estralos na mandíbula;
  • Problemas de mastigação;
  • Problemas de respiração;
  • Sensação de cansaço;
  • Problema de fala;
  • Risco de ronco e apneia noturna.

Em casos mais graves, o desalinhamento pode gerar uma assimetria facial, uma vez que os músculos do rosto trabalham de forma desequilibrada.

Algumas disfunções nas articulações, como o bruxismo ou o apertamento demasiado dos dentes, também são diagnosticados e tratados por um médico ortodontista.

Assim, importância da avaliação ortodôntica está em checar a saúde bucal. Nesse procedimento, se confere a existência de algum desses problemas e o tratamento ortodôntico é colocado em prática, se necessário.

Avaliação ortodôntica em crianças

É recomendado que a primeira a avaliação ortodôntica em crianças seja realizada ainda durante o período da troca de dentes.

Isso significa que, por volta dos sete anos, a criança já deve ser levada ao médico dentista pelos pais. A visita pode ocorrer mesmo sem a ocorrência de nenhum problema ortodôntico aparente.

Em geral, as disfunções ortodônticas mais características desse período são a falta de espaço para o nascimento dos dentes e a presença na arcada dentária de dentes que já nascem desalinhados ou mau posicionados.

Também são comuns nessa fase:

Alguns hábitos comuns da infância, como o de chupar o dedo ou chupetas, geram problemas ortodônticos.

Se essas disfunções não forem corrigidas podem, posteriormente, causar sérios problemas de respiração, de oclusão ou de desenvolvimento dos músculo da face.

Avaliação ortodôntica em adultos

A avaliação ortodôntica em adultos também é válida e necessária, uma vez que não se exclui a possibilidade de correção e tratamentos de problemas ortodônticos nessa fase da vida.

Tratamentos ortodônticos

Após a avaliação ortodôntica e identificação dos problemas orais, o profissional poderá indicar os tratamentos adequados. Entre os mais frequentes, está o uso de aparelhos ortodônticos.

Ramiro Murad
Ramiro Murad
Ramiro Murad Saad Neto, cirurgião-dentista com registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 118151, é graduado pela UNIC e residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Possui habilitação em Harmonização Orofacial e também é gestor de clínicas e franquias odontológicas. Além disso, é integrante da equipe Bucomaxilofacial da Clínica da Villa, que está na Rua Eça de Queiroz, 467 - Vila Mariana, São Paulo - SP.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio
Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.
Agende uma consulta
Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

Simpatio 2021 © - Todos os Direitos Reservados

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.

Os conteúdos da Simpatio são escritos por jornalistas e possuem a supervisão e a aprovação de dentistas e de profissionais de saúde parceiros.