Aspirado de medula óssea em tratamentos odontológicos

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Entenda como a técnica é implementada no meio odontológico e quais as suas vantagens

Você já ouviu falar em aspirado de medula óssea? Trata-se de um exame que pode ajudar a detectar uma quantidade enorme de anomalias que afetam o organismo humano.

Não é um exame de rotina. Portanto, o aspirado de medula óssea não é realizado em qualquer pessoa, sendo feito, comumente, a pedido de um profissional da saúde.

Aspirado de medula óssea é realizado para avaliar os tipos, a quantidade e a maturidade das células na medula óssea dos pacientes.

A técnica ainda serve para avaliar as estruturas intersticiais da medula e, algumas vezes, para colher amostras para exames mais específicos.

Um Pouco Mais Sobre o Aspirado de Medula Óssea

Geralmente, o exame é indicado quando o paciente está anêmico, sem uma causa óbvia aparente ou possui algum tipo de problema que pode estar afetando a produção das células do sangue.

Entretanto, em algumas ocasiões, pode servir para a investigação de uma febre com origem desconhecida. Além disso, o exame pode ser recomendado para pacientes que sofrem de imunodepressão.

Ainda existem algumas outras indicações para aspiração de medula óssea:

  • Anemia aplástica;
  • Leucemia aguda;
  • Síndrome mielodisplásica;
  • Leucemia mielóide crônica;
  • Mielofibrose e trombocitemia essencial;
  • Mieloma múltiplo;
  • Severe Trombocitopenia, anemia e/ou neutropenia graves;
  • Linfomas de Hodgkin e não-Hodgkin;
  • Carcinoma pulmonar de pequenas células.

O comum é que a amostra seja colhida de um osso da bacia, chamado ilíaco. Porém, em situações específicas, ela pode ser obtida no manúbrio ou até mesmo na tíbia.

Quando a criança ainda é muito pequena e ainda não está tão desenvolvida, os ossos utilizados mudam. Assim, o profissional coleta porções dos ossos da perna, como a canela.

O interessante é que, apesar de ser um exame bastante expressivo, não é necessário que o paciente realize nenhuma preparação para realizá-lo.

São raras as complicações da aspiração de medula óssea. Contudo, há casos de pacientes que apresentam sangramento excessivo ou infecção no local da intervenção.

Assim, é importante falar com o médico sobre alergias e medicamentos tomados antes do procedimento, e procurá-lo se ocorrer eritema, dor ou sangramento persistentes no local da colheita, ou até mesmo febre.

Relação Entre Aspirado de Medula Óssea e Saúde Bucal

Diversas pesquisas indicam que, na odontologia, o aspirado de medula óssea pode auxiliar bastante em terapias celulares para a manutenção ou regeneração do tecido craniofacial.

Em outras palavras, ela auxilia na reabilitação de todos os ossos de nossa face. Assim, através do aspirado é possível efetuar o reparo dos maxilares e impulsionar procedimentos de enxerto ósseo autógeno.

Com isso, o profissional pode encontrar mais facilidade para realizar, por exemplo, um levantamento do seio maxilar e até mesmo colocar implantes dentários em pacientes com ossos mais frágeis ou desgastados.

A utilização da técnica de reconstrução óssea vem crescendo notavelmente dentro dos consultórios odontológicos nos últimos tempos. Ela tem demonstrado ser uma modalidade terapêutica extremamente promissora.

Entretanto, o procedimento ainda guarda algumas incertezas. Assim, para se consolidar, o aspirado de medula óssea ainda precisa passar por alguns estudos adicionais.

Valdir de Oliveira

Valdir de Oliveira

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA). Pós-graduado em Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares pela Sboom. Com especialização e mestrado em Implantodontia, habilitação em Harmonização Orofacial e Anatomia da Face. Professor nas áreas de Cirurgia Bucomaxilo Facial e Harmonização Orofacial. Voluntário há mais de 20 anos na Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais - ADRA Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.