Confira aqui como é feito a Apicificação na área da Odontologia
Muitos procedimentos odontológicos são realizados para recuperar a saúde bucal. A apicificação é um exemplo!
Ela é indicada como tratamento para paciente com problemas bucais específicos. Assim, o procedimento busca a funcionalidade e a estética dentária. Mas, afinal, o que é a apicificação?
A apicificação é um procedimento feito para fechar o ápice dos dentes. Os profissionais usam medicações intracanal de hidróxido de cálcio para o fechamento do ápice.
Neste artigo nós vamos tirar todas as suas dúvidas sobre a apicificação. Por isso, fique ligado!
Indicações Para a Apicificação
Ela é um tipo de tratamento endodôntico indicado para os pacientes que apresentam:
- Rizogênese incompleta; e
- Necrose pulpar.
A rizogênese incompleta acontece quando a formação do apical radicular não chega ao seu fim. Na radiografia, é possível perceber que o ápice radicular não atinge o estágio de Nolla.
Além disso, histologicamente os dentes não apresentam a dentina apical envolvida com o cemento.
Enquanto isso, a necrose pulpar é a falência do sistema de nervos e irrigação sanguínea do dente que fica na região chamada de polpa dental.
Quando isso acontece, o sistema vascular e nervoso que traz vitalidade ao dente para de funcionar. Ou seja, o dente morre.
O processo é assintomático, logo, o afetado não sente dor. Muitas vezes a necrose na polpa dentária começa a incomodar apenas quando alcança a estrutura de suporte do dente.
Assim, ocorre o surgimento de alta sensibilidade e inchaço local. Além disso, o tratamento é indicado para os casos de traumas dentários.
Profissionais Indicados
Para fazer esse tratamento, entre os tipos de especialidades odontológicas, os endodontistas são os mais indicados.
Eles são especializados na área da endodontia. A endodontia é a especialidade da odontologia responsável pelo estudo da polpa dentária, de todo o sistema de canais radiculares e dos tecidos periapicais.
Ficou Interessado Pelo Assunto?
Se você gosta da área da saúde e se interessou pelo assunto, já pensou em fazer a faculdade de odontologia?
Dentro da faculdade, o futuro profissional estuda estruturas bucais, como os dentes, a boca e os ossos da face.
No ambiente universitário, é ensinado como fazer prevenção, diagnósticos e tratamentos de doenças orais. Ainda, o estudo pode ser focado em questões estéticas.
A duração do curso de odontologia é de 5 anos, com todos os cursos presenciais. As aulas práticas são iniciadas no segundo ano da faculdade.
Em todas as instituições, o estágio é obrigatório para a formação. E, no final de todo o curso, é preciso que o estudante faça um TCC, também conhecido como trabalho de conclusão de curso.
Caso você opte por fazer o curso em uma instituição privada, a maioria delas custa em média R$1700,00 por mês. Mas, fique atento para as bolsas universitárias e programas de financiamento.
Quando você finalizar a faculdade e já estar com seu diplomas, você pode atuar como um cirurgião-dentista. Assim, atendimentos clínicos e tratamentos que são básicos serão a sua área de atuação.
Você pode fazer uma pós-graduação para se especializar na área da endodontia. Assim, você poderá comandar procedimentos como a apicificação.