O que é o aparelho extrabucal? Entenda sua importância!

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Famoso pela sua aparência, o aparelho extrabucal tem mais vantagens do que se imagina

A odontologia oferece cada vez mais recursos para a correção do sorriso e dos ossos da face. A maior parte dos tratamentos podem ser feitos sem o uso de cirurgias, utilizando técnicas como aparelho fixo, aparelho extrabucal ou até mesmo aparelhos móveis.

A posição dos dentes é apenas um dos fatores observados para a escolha do modelo ideal. A mandíbula também é um fator de escolha: sua posição não deve atrapalhar o alinhamento dos dentes. O aparelho extrabucal é bastante utilizado quando a correção precisa abranger esses pontos.

O aparelho extrabucal é composto por uma estrutura interna (que fica dentro da boca) e outra externa (que fica na parte de fora da boca). O tipo de estrutura externa muda de acordo com o objetivo do uso, sendo um excelente aliado dos dentistas.

Pode ser usado para abrir espaço na arcada dentária e para acertar a posição da mandíbula. Seu uso evita a extração de dentes e outros tratamentos mais invasivos. Ele também é um dos mais odiados e ganhou, ao longo dos anos, diversos apelidos maldosos.

Quando o aparelho extrabucal é recomendado?

O aparelho ortodôntico extra bucal é cada vez menos utilizado por conta da estética. Mesmo assim, ele ainda é a melhor opção em alguns casos. Crianças e adolescentes com crescimento anormal da maxila ou mandíbula são fortes candidatas para o uso desse modelo.

O aparelho externo também é usado para ancoragem, que é a contenção de movimentos na boca. Apesar da aparência, seus resultados são extremamente afetivos. Por isso, converse com o seu dentista sobre como o uso deste modelo de aparelho pode acelerar seu tratamento. Alguns meses de incômodo podem compensar a longo prazo.

O aparelho extrabucal é fixo?

Não! Podemos dividir o aparelho extrabucal em duas partes principais: a interna e a externa. A parte interna pode ser fixa, mas a externa é móvel.

Na maioria dos casos, o paciente não precisa ficar com a parte externa o dia todo. Por conta das dificuldades estéticas, muitos dentistas recomendam o uso de 12 horas diárias, para que o paciente possa usar apenas em casa e até mesmo dormindo.

Idade recomendada para o uso

O uso do aparelho externo é recomendado para crianças e adolescentes. O motivo é simples: como ainda estão em formação, é mais fácil alterar o que for necessário. Em um adulto, o resultado não seria tão eficiente.

O aparelho externo e o bullying

Por ser um aparelho de crianças e adolescentes, a questão do bullying é recorrente. Este modelo de aparelho ganhou diversos apelidos ofensivos ao longo dos anos, o que acaba refletindo nos jovens que usam a parte externa fora de casa.

É importante que os pais estejam atentos a mudanças de comportamento e que conversem com os filhos sobre a importância do uso do aparelho extrabucal, criando uma rede de apoio. Se necessário, não hesite em procurar ajuda psicológica. O bullying é um problema sério e exige total atenção dos responsáveis.

Yara Barreto

Yara Barreto

Formada em Odontologia pela Universidade de São Paulo (2008). Aluna de iniciação científica Pibic/Unicid da Universidade de São Paulo. Em 2009, concluiu estágio clínico em Ortodontia no Instituto Vellini, e em 2010, curso de planejamento Ortodôntico na Universidade Metodista. Concluiu em 2014 sua especialização em ortodontia e atua com ortodontia digital. Dentista na Odontoclinic e responsável técnica da OdontoImage.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.