Anticoagulantes são um fator de risco na odontologia

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Pacientes que fazem uso de anticoagulantes podem enfrentar problemas nos tratamentos odontológicos

Diferente do que muitos imaginam, os medicamentos podem aumentar os riscos durante tratamentos odontológicos. Alguns afetam a cicatrização e outros, como os anticoagulantes, aumentam o risco de sangramentos.

Para você entender melhor esse processo e saber como agir nesse caso, produzimos esse artigo. Confira tudo o que você precisa saber sobre anticoagulantes e odontologia!

Os anticoagulantes são remédios que afinam o sangue, deixando-o sempre líquido e impedindo que se formem coágulos.

Os coágulos são muito importantes para a cicatrização, mas em alguns casos, eles passam a impedir a circulação de sangue e podem causar uma série de problemas, como AVC e trombose.

Quem usa anticoagulantes?

Os medicamentos com anticoagulantes costumam ser recomendados apenas para pacientes que sofrem com a formação de coágulos ou que tem alto risco de desenvolver trombose, por exemplo.

Algumas gestantes e cardíacos também podem consumir remédios com essa substância, para diminuir o risco de alguns problemas de saúde.

Quais são os remédios que contém essa substância?

Os medicamentos mais comuns são: Heparina, Varfarina e Xarelto. Eles podem ser injetáveis ou orais.

É importante lembrar de que qualquer medicamento que tenha efeito anticoagulante só deve ser usado sob supervisão médica, pelos riscos que apresentam.

Quais são os riscos dos anticoagulantes?

Como já explicamos, esses remédios afinam o sangue, impedindo a formação de coágulos. Então, o maior risco anticoagulante é facilitar uma hemorragia e atrasar a cicatrização.

Ou seja, um procedimento simples como a limpeza dentária pode gerar um grande sangramento. Em uma cirurgia, o risco de hemorragia é altíssimo.

Justamente porque os coágulos são uma forma de “tampar” a saída do sangue, mas eles não serão formados – demandando medidas prévias do dentista para impedir o pior.

Então, o que devo fazer?

O primeiro passo é avisar seu dentista do uso desses medicamentos antes de realizar sua consulta. O profissional saberá quais medidas tomar antes de realizar qualquer procedimento.

Se você precisar passar por algum procedimento mais invasivo, como a extração de dentes ou uma cirurgia, seu dentista deverá conversar com seu médico para encontrarem a melhor saída.

Na maior parte dos casos, será prescrito que você pause o uso do medicamento uma semana antes do procedimento ser realizado. Isso faz com que seu sangue não esteja tão fino e a cicatrização aconteça de forma mais natural.

Cuidados odontológicos especiais

Se você faz uso de medicamentos anticoagulantes, seus cuidados com a saúde bucal devem redobrar. Isso porque uma higienização mal feita pode gerar sangramentos até durante a escovação.

Ou pior, você pode desenvolver uma doença bucal que exigirá uma intervenção do seu dentista.

Por isso, é aconselhável que você tome os seguintes cuidados:

  • Use escovas de dentes macias e não seja agressivo na escovação;
  • Passe o fio dental da maneira correta;
  • Vá ao dentista a cada três meses. Isso evita o acúmulo de placas e o surgimento de doenças bucais!
  • Não deixe de lembrar seu dentista sobre o uso dos seus medicamentos nas consultas. Se houver qualquer alteração na medicação, também avise.

Agora que você sabe sobre todos os riscos que os anticoagulantes podem trazer na odontologia, fique atento! Os procedimentos podem ser realizados de forma segura!

Yara Barreto

Yara Barreto

Formada em Odontologia pela Universidade de São Paulo (2008). Aluna de iniciação científica Pibic/Unicid da Universidade de São Paulo. Em 2009, concluiu estágio clínico em Ortodontia no Instituto Vellini, e em 2010, curso de planejamento Ortodôntico na Universidade Metodista. Concluiu em 2014 sua especialização em ortodontia e atua com ortodontia digital. Dentista na Odontoclinic e responsável técnica da OdontoImage.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.