Entenda como os transtornos de ansiedade podem prejudicar sua saúde bucal
O nosso organismo sente quando não estamos bem. Um exemplo é quando sofremos com ansiedade. O nosso corpo reflete os sinais do transtorno.
Quando temos ansiedade, o nosso sistema imunológico tende a ficar desequilibrado. Por isso, ficamos mais expostos a doenças e infecções, inclusive na nossa cavidade bucal. Mas, o que é esse transtorno?
A ansiedade é sentimento comum que causa desconforto emocional. No entanto, em alguns casos, a ansiedade se torna patológica e pode atrapalhar a rotina.
Normalmente, a ansiedade e estresse andam juntos. Além disso, esse distúrbio pode ser causada por fatores genéticos e também pelo ambiente que o paciente vive.
Sintomas da ansiedade
Os pacientes podem mostrar os seguintes sintomas da ansiedade:
- Nervosismo;
- Problemas em se concentrar;
- Sensação constante de medo;
- Preocupações exageradas;
- Pensar excessivamente sobre algum assunto;
- Irritação;
- Agitação dos membros;
- Alterações gastrointestinais;
- Aumento dos batimentos cardíacos; e
- Tonturas;
Problemas bucais causados pela ansiedade
Como já vimos, a ansiedade afeta a saúde bucal. Entre os problemas causados pela doença, estão:
- Bruxismo: ato inconsciente de apertar ou ranger os dentes constantemente de forma rítmica.
A)Sintomas: ranger ou apertar os dentes, dentes achatados, fraturados, lascados ou soltos, esmalte dentário desgastado- expondo camadas mais profundas do dente-, sensibilidade dentária, dor orofacial, dor de cabeça, dor de ouvido e recuos de língua.
B)Tratamentos: não tem cura, mas o tratamento é feito para aliviar as dores e diminuir o ranger. O paciente precisa usar uma placa de proteção dentária durante a noite para evitar o atrito entre os dentes, e alguns medicamentos como relaxantes musculares, antidepressivos e calmantes - Alterações na ATM: é o problema na movimentação do maxilar inferior.
A)Sintomas: dor de cabeça, dor de ouvido, dificuldade para abrir a boca, inchaço na face, maxilar pode travar, deslocamento da mandíbula e dificuldade para mastigar.
B)Tratamentos: aplicação de bolsas de água quente onde o paciente sente dores. O uso de relaxante muscular, aspirina, anti-inflamatório e analgésicos também podem ser recomendados após diagnósticos médicos. Aparelhos de mordida podem reduzir os efeitos prejudiciais do rangimento. Além disso, é importante o paciente também aprender exercícios de relaxamento e controle da tensão muscular na mandíbula. Em casos mais extremos, a cirurgia é feita na articulação para recompor partes afetadas da mandíbula.
Quais cuidados bucais devo tomar?
Quando falamos de ansiedade e saúde bucal, precisamos estar atentos com os cuidados diários.
O seu dentista de confiança pode sugerir que você comece a visitar um psicólogo. Isso pode diminuir os sintomas e evitar futuros problemas bucais.
No entanto, você também deve prestar atenção na hora da higiene oral! Por isso, escove os dentes depois de acordar, depois das refeições e antes de ir dormir. Faça movimentos suaves e circulares em torno de todos os dentes.
Lembre de sempre escovar a língua também, porque ela também tem bactérias bucais que podem fazer mal a saúde. É importante tentar não passar a escova bruscamente.
O uso do fio dental pelo menos uma vez ao dia é recomendado pelos dentistas. Não precisa passar o fio de forma bruta, mas é preciso que você limpe toda a área ao redor do dente e perto da gengiva.
O seu dentista também pode passar algum enxaguante bucal ideal para você manter e completar a limpeza bucal todos os dias.
Na hora da alimentação, também é preciso ter uma dieta regulada. Por isso, consuma bastante vitaminas e nutrientes. Não esqueça de se manter hidratado sempre que puder.
A ansiedade altera a saúde bucal. Assim, você deve prestar atenção na hora da higienização. Seja cuidadoso e tenha um sorriso perfeito!