Anomalias de tamanho podem prejudicar arcada dentária

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Entenda como essas disfunções se manifestam em nossa cavidade oral

Durante o desenvolvimento de nossa dentição, alguns distúrbios podem acontecer. Entre eles, podemos citar algumas anomalias de tamanho e forma.

Entretanto, neste artigo iremos focar nas anomalias de tamanho. Portanto, acompanhe até o final para ficar por dentro de tudo sobre o assunto.

Anomalias de tamanho, como o próprio nome diz, são disfunções que acometem os órgãos dentários durante a sua formação, fazendo com que eles fiquem maiores ou menores que o seu tamanho normal.

Com isso, o paciente pode enfrentar uma série de problemas na saúde oral. O mais recorrente nesses casos são problemas oclusais. Vamos entender um pouco mais sobre o tema!

Tipos de anomalias de tamanho

Antes de qualquer coisa, é importante frisar que existem duas principais anomalias dentárias de tamanho: a microdontia e a macrodontia.

Como o próprio nome já mostra, enquanto uma ocasiona o surgimento de dentes pequenos, a outra causa a aparição de dentes exageradamente grandes. Vamos aprender mais sobre cada uma delas:

Microdontia

A microdontia, como o próprio nome sugere, é uma condição na qual os dentes se desenvolvem com tamanho inferior ao convencional.

Logo, a pessoa apresenta dentes muito pequenos, o que pode desencadear a aparição de diversos problemas na cavidade bucal.  Os dentes mais comumente afetados são os incisivos laterais superiores e os terceiros molares.

Uma vez que são extremamente pequenos, esses dentes são chamados por especialistas de microdonicos ou microdões.

Essa anomalia dentária pode ter causas multifatoriais. A explicação se dá tanto por fatores genéticos quanto ambientais. Porém, na maioria dos casos ela não é identificada.

Ainda podemos destacar que existem tipos diversos de microdontia, de acordo com a quantidade de dentes afetados por ela. São eles:

  1. Microdontia verdadeiramente generalizada – esse é o tipo de microdontia em que todos os dentes aparecem menores do que o tamanho normal. É muito rara e comumente relacionado ao nanismo pituitário;
  2. Microdontia generalizada relativa – nesse caso, todos os dentes aparecem em tamanho normal, mas parecem menores do que os maxilares aumentados. Normalmente, isso é resultado de mandíbulas grandes geneticamente modificadas;
  3. Microdontia localizada – o último tipo é a microdontia localizada, que também é chamada de microdontia pseudo ou focal. Nela, um dos dentes é menor do que outros dentes com tamanho normal.

Macrodontia

Macrodontia é uma disfunção na formação do dente que faz com que ele tenha um tamanho maior que o normal.

E por ser maior que o normal, ele causa uma série de problemas para a saúde bucal, já que a anormalidade atinge o espaço dos outros dentes, por exemplo.

A síndrome costuma estar associada a casos de gigantismo. Isso porque a doença faz com que corpo produza hormônio do crescimento em excesso.

Consequências das anomalias de tamanho

As alterações de tamanho dentário podem desencadear uma série de problemas orais ao paciente. Eles variam bastante, de acordo com cada caso específico.

Entretanto, entre as anomalias mais comuns apresentadas, podemos citar:

Além disso, devido ao tamanho dental diferenciado proporcionado pelas anomalias de tamanho, o paciente pode encontrar dificuldades para realizar a higienização. Assim, ele também está mais propenso ao surgimento de cáries e outras anomalias orais.

Ramiro Murad Saad Neto

Ramiro Murad Saad Neto

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela UNIC. Gestor de clínicas odontológicas e franquias. Residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Habilitação em Harmonização Orofacial e integrante da equipe Bucomaxilofacial Dr. Carlos Eduardo Xavier na Clínica da Villa, em São Paulo. CRO - 118151

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.