Amelogênese imperfeita compromete o esmalte dentário

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

A doença é passada de pais para filhos e tem diversas manifestações

Grande parte das doenças bucais que atingem o esmalte dentário são evitadas com cuidados bucais, mas há algumas que fogem do nosso controle como a amelogênese imperfeita.

Nesse artigo, vamos conversar mais sobre esse problema e abordar todos os pontos importantes. Para começar, o que é amelogênese imperfeita?

A amelogênese imperfeita é uma alteração no esmalte dental de origem hereditária, que pode afetar tanto os dentes de leite quanto os permanentes. Essa alteração gera diversos tipos de má formação, tendo manifestações clínicas diversas.

Como é um fator hereditário, a doença pode ser diagnosticada ainda na infância ou ao longo da vida do paciente.

Quais os sintomas da amelogênese imperfeita?

Como esse problema pode ter manifestações diversas, o paciente deve ficar atento a uma série de possíveis sinais. É importante ressaltar que alguns desses sintomas podem ser encontrados, também, em outros quadros clínicos.

Por isso é importante ir ao dentista quando identificá-los. Com a análise clínica e uso de exames, como o raio x, o dentista pode descartar outros fatores que estejam causando má formação do esmalte dentário.

Os sintomas mais comuns são:

  • Sensibilidade nos dentes;
  • Dentes amarelados;
  • Dentes frágeis (que lascam, racham ou quebram com facilidade);
  • Dentes de tamanhos diferentes;
  • Dentes com volumes ou formas diferentes.

Tipos de amelogênese

Existem alguns tipos mais comuns de amelogênese imperfeita. São padrões gerais, que apontam as características mais comuns dessa doença nos pacientes. São eles:

Hipoplasia

Na amelogênese imperfeita hipoplásica os dentes apresentam manchas brancas opacas distribuídas aleatoriamente. Os dentes mostram alterações na forma, possivelmente pela diminuição na quantidade de matriz orgânica.

No exame clínico, o dentista irá se atentar aos sulcos e crateras. Nesse cenário, eles se apresentam firmes e lisos, sem evidencias de desgastes, apenas alteração de forma.

Hipomineralização

Na amelogênese imperfeita hipomineralizada ou hipocalcificada há uma destruição parcial ou desgastes acentuados da coroa de todos os dentes, que apresenta uma coloração amarelo acastanhado.

O esmalte pode ser facilmente removido com um auxilio de uma cureta. Esse caso costuma aparecer da mesma forma nos membros da família.

Hipomaturação

Na hipomaturação os dentes permanentes apresentam manchas brancas opacas que estão distribuídas aleatoriamente. O esmalte dentário está firme e não há alteração na forma, somente na cor.

Uma característica comum da hipomaturação é que os dentes de leite são normais, sem manchas. Esse caso costuma ser confundido com a fluorose.

Qual o tratamento para amelogênese imperfeita?

Como essa doença se desdobra de maneiras diferentes, não há um tratamento padrão. Em alguns casos, o fortalecimento do esmalte e aplicações de resina são suficientes para conter qualquer dano maior.

No entanto, muitos casos precisam de intervenções mais invasivas. Nesses casos, o tratamento pode evoluir de uma coroa dentária para um dente extremamente frágil até o uso de próteses em todos os dentes.

Claro, nesse último caso, a decisão só é tomada se a estrutura dos dentes não suportar cumprir suas funções e nenhum outro tratamento possa resolver de forma efetiva.

Agora que você já conhece a amelogênese imperfeita, que tal prestar mais atenção no seu esmalte dental? Quanto mais cedo os problemas forem identificados, mais eficaz será o tratamento!

Juliana Peres

Juliana Peres

Graduada em Odontologia pela Universidade Cidade de São Paulo. Pós-graduada em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pelo programa de residência profissional do Complexo Hospitalar Padre Bento de Guarulhos. Conhecimento na área de cirurgia oral menor e maior. Residente em cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial no Complexo Hospitalar Padre Bento durante 3 anos e responsável pelo atendimento de pacientes na área de clínico geral, cirurgias orais e harmonização orofacial em diferentes clínicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.