PACIENTES

Amelogênese imperfeita compromete o esmalte dentário

Amelogênese imperfeita compromete o esmalte dentário

A doença é passada de pais para filhos e tem diversas manifestações

Grande parte das doenças bucais que atingem o esmalte dentário são evitadas com cuidados bucais, mas há algumas que fogem do nosso controle como a amelogênese imperfeita.

Nesse artigo, vamos conversar mais sobre esse problema e abordar todos os pontos importantes. Para começar, o que é amelogênese imperfeita?

A amelogênese imperfeita é uma alteração no esmalte dental de origem hereditária, que pode afetar tanto os dentes de leite quanto os permanentes. Essa alteração gera diversos tipos de má formação, tendo manifestações clínicas diversas.

Como é um fator hereditário, a doença pode ser diagnosticada ainda na infância ou ao longo da vida do paciente.

Quais os sintomas da amelogênese imperfeita?

Como esse problema pode ter manifestações diversas, o paciente deve ficar atento a uma série de possíveis sinais. É importante ressaltar que alguns desses sintomas podem ser encontrados, também, em outros quadros clínicos.

Por isso é importante ir ao dentista quando identificá-los. Com a análise clínica e uso de exames, como o raio x, o dentista pode descartar outros fatores que estejam causando má formação do esmalte dentário.

Os sintomas mais comuns são:

  • Sensibilidade nos dentes;
  • Dentes amarelados;
  • Dentes frágeis (que lascam, racham ou quebram com facilidade);
  • Dentes de tamanhos diferentes;
  • Dentes com volumes ou formas diferentes.

Tipos de amelogênese

Existem alguns tipos mais comuns de amelogênese imperfeita. São padrões gerais, que apontam as características mais comuns dessa doença nos pacientes. São eles:

Hipoplasia

Na amelogênese imperfeita hipoplásica os dentes apresentam manchas brancas opacas distribuídas aleatoriamente. Os dentes mostram alterações na forma, possivelmente pela diminuição na quantidade de matriz orgânica.

No exame clínico, o dentista irá se atentar aos sulcos e crateras. Nesse cenário, eles se apresentam firmes e lisos, sem evidencias de desgastes, apenas alteração de forma.

Hipomineralização

Na amelogênese imperfeita hipomineralizada ou hipocalcificada há uma destruição parcial ou desgastes acentuados da coroa de todos os dentes, que apresenta uma coloração amarelo acastanhado.

O esmalte pode ser facilmente removido com um auxilio de uma cureta. Esse caso costuma aparecer da mesma forma nos membros da família.

Hipomaturação

Na hipomaturação os dentes permanentes apresentam manchas brancas opacas que estão distribuídas aleatoriamente. O esmalte dentário está firme e não há alteração na forma, somente na cor.

Uma característica comum da hipomaturação é que os dentes de leite são normais, sem manchas. Esse caso costuma ser confundido com a fluorose.

Qual o tratamento para amelogênese imperfeita?

Como essa doença se desdobra de maneiras diferentes, não há um tratamento padrão. Em alguns casos, o fortalecimento do esmalte e aplicações de resina são suficientes para conter qualquer dano maior.

No entanto, muitos casos precisam de intervenções mais invasivas. Nesses casos, o tratamento pode evoluir de uma coroa dentária para um dente extremamente frágil até o uso de próteses em todos os dentes.

Claro, nesse último caso, a decisão só é tomada se a estrutura dos dentes não suportar cumprir suas funções e nenhum outro tratamento possa resolver de forma efetiva.

Agora que você já conhece a amelogênese imperfeita, que tal prestar mais atenção no seu esmalte dental? Quanto mais cedo os problemas forem identificados, mais eficaz será o tratamento!

ACESSO RÁPIDO
    Ramiro Murad
    Ramiro Murad Saad Neto, cirurgião-dentista com registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 118151, é graduado pela UNIC e residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Possui habilitação em Harmonização Orofacial e também é gestor de clínicas e franquias odontológicas. Além disso, é integrante da equipe Bucomaxilofacial da Clínica da Villa, que está na Rua Eça de Queiroz, 467 - Vila Mariana, São Paulo - SP.

    Leia também