Aluminato de cálcio: confira os usos na área da odontologia

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Confira aqui como o aluminato de cálcio é aplicado na área da odontologia

Na odontologia, os profissionais estão sempre buscando meios para otimizar e fortalecer métodos de atendimentos e procedimentos. Por isso, alguns materiais são usados como alternativas para garantir essas melhorias. O uso do aluminato de cálcio é um exemplo.

Ele é aplicado principalmente na área da endodontia. No entanto, o uso do aluminato de cálcio é apenas realizado após o estudo do quadro clínico do paciente.

O aluminato de cálcio é o material usado como alternativa de produção de cimentos odontológicos. Ele tem ampla variedade de aplicações na odontologia.

Neste artigo vamos tirar todas as suas dúvidas e curiosidades sobre o uso do aluminato de cálcio na odontologia.

Conhecendo Mais Sobre a Endodontia

Endodontia é a especialidade responsável pelo estudo da polpa dentária, de todo o sistema de canais radiculares e dos tecidos periapicais.

Em casos de cárie, fraturas dentárias, trauma dentário ou ortodôntico, lesões endo-periodontais, necessidades protéticas e outras doenças, o tratamento endodôntico é o mais indicado.

O tratamento de canal, como é popularmente conhecido, é realizado pelo endodontista. Dependendo da sua complexidade e gravidade, outros profissionais da área também são capazes de realizar.

O tratamento endodôntico trata a parte interna do dente, conhecida como canal. Trata-se da extração da polpa, também chamada de tecido mole. Esse tecido pode estar inflamado, infectado ou até mesmo morto.

O cimento de aluminato de cálcio é usado como material de restauração dentária após o tratamento endodôntico. Além disso, é usado para garantir os revestimentos de tecidos pulpares e cimentação de aparelhos fixos.

Principais Vantagens do Aluminato de Cálcio

A aplicação em endodontia do material traz benefícios tanto para os pacientes como para os profissionais que o utilizam.

Uma das vantagens é que o custo do material é muito menor quando comparado aos outros materiais. Mas fique atento para quando for comprar o material! Por isso, siga alguns critérios antes de realizar a aquisição:

  • Marca do produto;
  • Procure por referências e recomendações de outros profissionais;
  • Confira todas as características do produto;
  • Confira a validade do material;
  • Teste a resistência do material; e
  • Faça uma pesquisa cuidadosa e detalhada sobre o aluminato.

Além disso, os profissionais constataram que o cimento à base de aluminato de cálcio apresenta os melhores resultados no selamento das perfurações dentárias.

Ainda, o material causa menos quadros de inflamação. Ou seja, a recuperação do tecido pulpar é melhor. E, além de ser melhor, é mais rápida.

O aluminato de cálcio também traz benefícios para a funcionalidade e estética do dente. Ele constrói uma barreira mineralizado em volta do dente e isso evita a exposição dentária, criando o selamento, como já vimos.

Na parte estética, foi constatado a probabilidade do aparecimento de manchas nos dentes por conta do uso do material é menor quando comparado com outros tipos.

Por suas vantagens, a aplicação do aluminato de cálcio se tornou uma ótima opção em tratamentos endodônticos. Mas é importante registrar, que o manuseio de um profissional é essencial para o resultado adequado.

Ramiro Murad Saad Neto

Ramiro Murad Saad Neto

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela UNIC. Gestor de clínicas odontológicas e franquias. Residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Habilitação em Harmonização Orofacial e integrante da equipe Bucomaxilofacial Dr. Carlos Eduardo Xavier na Clínica da Villa, em São Paulo. CRO - 118151

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.