Alimentos para quem usa aparelho ortodôntico: quais são indicados?

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Alimentos duros e pegajosos devem ser evitados para quem usa aparelho ortodôntico

Usar aparelho ortodôntico, apesar de essencial para a saúde bucal, pode trazer alguns incômodos, especialmente para quem está há pouco tempo com ele. É comum que os dentes fiquem sensíveis e que tarefas simples como mastigar fiquem mais difíceis. Por isso, os alimentos para quem o utiliza devem ser escolhidos com atenção especial.

Muitas pessoas acreditam que usar aparelho é sinônimo de ter restrição na dieta para preservá-lo. Isso não é verdade. Se todos os cuidados forem tomados, como a higienização, o dispositivo será muito bem conservado. Mas, de uma maneira geral, os alimentos para quem usa aparelho ortodôntico devem ser diferentes?

A restrição alimentar é uma das questões mais comuns entre os pacientes. No entanto, não existe proibição de alimentos para quem usa aparelho ortodôntico. Na realidade, se a alimentação for realizada cuidadosamente e se a higiene bucal for eficiente, todos os tipos alimentos podem ser consumidos.

Apesar disso, alguns alimentos podem ser mais confortáveis que outros. A seguir, separamos alguns alimentos que podem ser consumidos com o intuito de minimizar o incômodo causado pelo dispositivo, principalmente para quem acabou de colocar o aparelho fixo.

O que comer quando se usa aparelho?

O tratamento ortodôntico pode se tornar mais tranquilo com um cardápio balanceado. Mas o que comer quando se usa aparelho?

Preferir alguns alimentos pode melhorar a sensação de incômodo, evitar acidentes e ainda facilitar a limpeza.

Os alimentos indicado para quem usa aparelho ortodôntico são:

  1. Sopa: esse alimento é recomendado especialmente para os primeiros dias de uso do aparelho, já que, além da sensibilidade, alimentos que ficam presos nos ferrinhos podem incomodar;
  2. Frutas cortadas: morder frutas grandes e mais duras, como a maçã, pode resultar em estragos no aparelho. Por isso, prefira consumi-las sempre cortadas ou escolha frutas mais macias, como banana ou kiwi;
  3. Carnes macias: quando estiver mais adaptado, as carnes poderão ser incluídas no cardápio novamente. Porém, prefira sempre as carnes macias, sem ossos ou espinhos;
  4. Vitaminas e sucos: além de serem nutritivos, vitaminas e sucos são uma boa pedida para pacientes com aparelho;
  5. Legumes e verduras cozidos: são ótimas opções para quem acabou de colocar o aparelho por conta da consistência. Vale também consumi-los amassados, em forma de purê;
  6. Iogurte: para a hora do lanche, o iogurte  vai muito bem! Sua liquidez ajuda na ingestão;
  7. Sorvete: o sorvete é um dos mais indicados pelos dentistas após alguns tratamentos, como a extração de dente. Para o aparelho não é diferente. Mas prefira aqueles que não contém ingredientes duros no meio, como amendoim.

O que não pode comer quando usa aparelho?

Da mesma forma que alguns alimentos podem ser mais adequados para pacientes com aparelho ortodôntico, outros vão por um caminho totalmente contrário. Então, o que não pode comer quando usa aparelho?

  1. Alimentos duros: maçãs, pé de moleque, legumes crus, carnes pouco cozidas e todos os alimentos que sejam capazes de quebrar o dispositivo ou machucar o paciente;
  2. Comidas pegajosas: caramelhos, chicletes e derivados. Comidas grudentas podem dificultar a limpeza dos dentes;
  3. Alimentos grandes: qualquer alimento grande pode quebrar o dispositivo, por isso, antes de consumi-lo, o ideal é cortá-lo em pequenos pedaços.

Vale lembrar novamente que não há restrição de alimentos para quem usa aparelho ortodôntico, contanto que haja cuidado ao mastigar, uma higiene eficiente e consultas regulares ao ortodontista para avaliação e manutenção!

Silmara Alves Rozo Ducatti

Silmara Alves Rozo Ducatti

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Ortodontia pelo Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul (SIOMS).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.