Agulha gengival possui vários calibres e comprimentos

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

O dentista pode mudar o tipo de agulha gengival de acordo com sua necessidade

A anestesia odontológica é uma substância que bloqueia a sensibilidade da cavidade bucal do paciente. Ela é amplamente usada em intervenções cirúrgicas. E para a anestesia atingir o local exato, a agulha gengival tem suma importância.

A agulha gengival está disponível em vários comprimentos e calibres diferentes. Caberá ao dentista saber escolhê-las corretamente conforme a situação.

A agulha gengival permite que a anestesia seja descolada do tubete anestético até o tecido onde está inserida. Em sua maioria, as agulhas disponíveis no mercado são pré-esterilizadas, descartáveis e feitas de aço inoxidável. Mas existem algumas que são de platina, irídio-platina e rutênio-platina.

É importante ressaltar que a a agulha é a parte mais perigosa e sensível da seringa de Carpule. Então, ela pode provocar lesões e até mesmo quebrar se o paciente se mover bruscamente durante o manuseio.

Partes da agulha gengival

A agulha odontológica é constituída por um corpo único tubular metálico. Perto de uma das extremidades há um adaptador que é rosqueado na Carpule, devendo estar alinhado linearmente.

Todas as agulhas apresentam fatores comuns: o bisel, a haste, a calota e a extremidade que adentra ao tubete anestésico.

Bisel

Os biséis podem ser longos, médios e curtos. Sua característica estará estampada na embalagem do produto. E quanto maior o ângulo do bisel, maior será a deflexão, ou seja, o desvio de sua posição para um dos lados.

Haste

A haste é a parte tubular metálica. Ela abrange da ponta da agulha até a parte introduzida no tubete anestético, passando pelo meio da calota. Portanto, é imprescindível considerar seu calibre e seu comprimento.

Calota

A calota é de plástico ou de metal. Ela é presa à seringa, e para ser anexada, é preciso pressionar a agulha contra a seringa enquanto é rosqueada.

Extremidade que adentra o tubete anestésico

Se alonga do adaptador até o diafragma do tubete anestésico, ficando retida na parte interna do tubete.

Calibre da agulha

O calibre é o diâmetro da agulha anestésica odontológica. No entanto, ao contrário do que as pessoas pensam, quanto maior o número do calibre, mais estreita é a agulha.

Normalmente, os calibres usados na odontologia são: 23, 25, 27 e 30. Em especial, as longas de calibre 27 e as curtas de calibre 30.

Agulhas de grossura maior exibem menor deflexão durante a introdução no tecido. Então, a tendência ao sucesso do procedimento se amplia, principalmente se for essencial penetrar profundamente.

Em agulhas mais espessas, a fratura torna-se ainda mais atípica e a aspiração é facilitada.

Comprimento da agulha

As agulhas odontológicas estão disponíveis em dois comprimentos, longa e curta. Em média, a agulha gengival curta possui 20 mm de comprimento, contando da calota até a extremidade. Já a longa, 32 mm.

O dentista não deve penetrá-la até a calota, pois o risco de quebra se intensifica, já que essa parte é a mais frágil de toda a agulha.

Cuidados com a agulha

Listamos alguns cuidados que o dentista deve ter durante o manuseio:

  • As agulhas nunca devem ser utilizadas em mais de um paciente;
  • Deve-se trocá-la após três ou quatro penetrações no mesmo paciente;
  • Cubra-a com um protetor quando não estiver utilizando para evitar acidentes e contaminações;
  • Faça o descarte da maneira correta. Agulhas contaminadas não podem ser colocadas em coletores de lixo aberto.

Preço da agulha

O preço da agulha gengival varia de R$ 35 a R$ 100, dependendo da marca e da especificidade do produto. Em geral, uma embalagem contém 100 unidades.

Silmara Alves Rozo Ducatti

Silmara Alves Rozo Ducatti

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Ortodontia pelo Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul (SIOMS).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.