Conheça o uso da água destilada na odontologia

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Substância pode ser utilizada na esterilização de equipamentos odontológicos

Manter os equipamentos utilizados durante um atendimento odontológico devidamente higienizados e livres de microrganismos potencialmente nocivos faz parte das responsabilidades de um profissional da odontologia. Desse modo, muitos dispõem de uma ferramenta simples, mas potente: a água destilada.

Você sabia que a água destilada tem uma função muito importante no ramo da odontologia?

Água destilada é um produto essencial para a limpeza e esterilização de equipamentos odontológicos. Essa substância é obtida após um processo de evaporação seguido de sua condensação.

Dessa maneira, essa água se encontra livre de grande parte dos sais minerais presentes em sua forma original. Além disso, ela é frequentemente utilizada em laboratórios como reagente ou solvente.

Por que utilizar água destilada na odontologia?

A água destilada é essencial para uma boa esterilização odontológica em autoclave. Autoclave é uma máquina odontológica utilizada na esterilização de materiais não-descartáveis.

Seu funcionamento ocorre da seguinte maneira: inicialmente, a máquina libera um vapor seco sobre os objetos.

Desse modo, o calor e a temperatura comprometem a estrutura do microrganismo, eliminado-os por completo. Assim, a autoclave garante a limpeza total dos objetos.

A importância da água destilada para autoclave está no fato de que os sais minerais de uma água comum podem bloquear o orifício por onde sai o vapor da autoclave.

Dessa maneira, ocorre a formação de bolsas de ar. Elas, por sua vez, diminuem a temperatura da máquina e comprometem todo o processo de esterilização.

Por isso, é indicado o uso de água destilada ou deionizada nesse tipo de equipamento. Isso porque a água deionizada também conta com a remoção de seus sais minerais.

Para quem está se perguntando o preço da água destilada, um galão da substância gira em torno de R$ 12,00 e R$ 15,00.

Importância da esterilização de equipamentos odontológicos

Após o contato direto com a boca do paciente ou secreções, a falta de esterilização acarreta o acúmulo de bactérias nos equipamentos odontológicos.

Esses microrganismos nocivos poder ser responsáveis pelo desenvolvimento de doenças infecciosas. Ainda, aumenta o risco de transmissão de doenças dentro de um consultório odontológico.

Como utilizar a autoclave?

Existem alguns passos simples para os profissionais que querem aprender a utilizar a máquina autoclave:

  • Após realizar a lavagem dos objetos, embale-os em papel grau cirúrgico. Esse tipo de papel permite a passagem de vapor quente;
  • Não esqueça de rotular as embalagens com fita zebrada, indicando a data da esterilização. Além disso, eles mudarão de cor  depois de finalizada a esterilização. Assim, será possível saber quando os instrumentos estão desinfectados;
  • Certifique-se da disposição das embalagens na autoclave, garantindo que o fluxo de vapor circule de maneira uniforme entre elas;
  • Aguarde o ciclo de esterilização por, em média, 60 minutos;
  • Preste atenção na temperatura máxima da máquina, que é de 134ºC;
  • Quando finalizado, desligue a autoclave e abra a válvula para o vapor sair;
  • Abra a tampa apenas quando o monômetro estiver marcando zero;
  • Retire o material com luvas resistentes ao calor.

Seguindo essas dicas, além do uso de água destilada durante o procedimento, os equipamentos odontológicos, assim como os próprios médicos dentistas, ficam mais seguros.

Ramiro Murad Saad Neto

Ramiro Murad Saad Neto

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela UNIC. Gestor de clínicas odontológicas e franquias. Residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Habilitação em Harmonização Orofacial e integrante da equipe Bucomaxilofacial Dr. Carlos Eduardo Xavier na Clínica da Villa, em São Paulo. CRO - 118151

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.