Afastamento gengival é realizado em casos de próteses fixas

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Entenda como esse procedimento é realizado e a sua importância

O sucesso de uma prótese fixa depende da saúde e estabilidade das estruturas periodontais. Assim, para um resultado satisfatório, previamente a este procedimento, pode ser necessária a realização do afastamento gengival.

Outro fator importante é a necessidade de preparos adequados e bem acabados com margens que respeitem as distâncias biológicas. O que também pode ser proporcionado pelo afastamento gengival.

O afastamento gengival é um procedimento que visa o deslocamento lateral e vertical dos tecidos do sulco gengival. Ele não provoca modificações permanentes, nem compromete a saúde do periodonto, a fim de se obter um correto ajuste e selamento marginal da prótese fixa.

Mais sobre o afastamento gengival

O afastamento da gengiva é uma das técnicas utilizadas  para deslocamento vertical e horizontal da gengiva para que o material de moldagem copie com clareza o término do preparo dental.

Outro objetivo bastante importante da técnica de afastamento gengival é que esse material tenha espaço suficiente para que o mesmo não se deforme ou rasgue durante o processo de moldagem.

A incapacidade dos materiais de moldagem de deslocar adequadamente os tecidos moles, fluídos ou detritos, exige isolamento adequado e preciso.

Assim, o procedimento de deslocamento gengival permite que o material de impressão flua apicalmente em direção da linha de acabamento sub gengival.

Isso proporciona uma fácil instrumentação, visualização e boa impressão. Desse modo, resulta em uma prótese de qualidade com uma fidelidade marginal e um perfil de emergência sonoro.

Como é realizado o afastamento gengival?

Expor as margens gengivais de um preparo antes da impressão pode ser um dos procedimentos mais difíceis de se realizar.

Esta dificuldade é ainda mais complicada por variações da profundidade sulcular, distentabilidade dos tecidos gengivais. Além do grau de inflamação gengival, nível de colocação da margem do preparo e laceração tecidual.

Existem várias formas de afastamento gengival. Dentre as quais podemos citar os métodos mecânico, mecânico-químico, eletro-cirúrgicos e lasers.

Relatos indicam que o uso do fio de algodão foi a primeira técnica mecânica a ser utilizada por Thompsom para promover afastamento lateral da gengiva.

Para o procedimento, é recomendado o uso de fio de algodão impregnados com sais de adrenalina. Mais adiante, Canistracci desenvolveu a técnica de afastamento gengival mecânica utilizando casquetes individuais.

A modalidade, além de ser bastante simples, é de fácil manipulação e menor traumatismo aos tecidos periodontais. O que permite no ato da moldagem, um afastamento mecânico gengival e que proporciona conforto ao paciente.

Portanto, não é à toa que a técnica é uma das mais utilizadas atualmente, sendo a preferida entre os profissionais.

O que são próteses fixas?

A prótese dentária fixa é uma substituta para o dente. Assim, ela é colocada onde há um espaço sem nenhum preenchimento. Por meio de um pino inserido na raiz, a prótese fixa é cimentada no local.

Com isso, pode ser instalada a partir do apoio de dentes ao redor, sendo unitária (apenas um dente) ou parcial (três dentes ou mais).

A colocação das próteses fixas só pode ser modificada pelo dentista. E a manutenção vai depender de como o paciente cuida da sua higiene bucal e do tipo de material usado para a fabricação da prótese.

Entretanto, dentistas recomendam a troca da prótese entre 7 e 8 anos, após o procedimento ter sido realizado pela primeira vez.

Cabe unicamente ao profissional definir se será necessária a realização de um afastamento gengival para o sucesso da instalação da prótese ou não.

Silmara Alves Rozo Ducatti

Silmara Alves Rozo Ducatti

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Ortodontia pelo Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul (SIOMS).

Compartilhe sua opinião

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!