Acondroplasia provoca grandes impactos na saúde bucal

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Problemas de oclusão são exemplos do impacto dessa condição genética na saúde bucal

Existem diversas alterações genéticas que podem impactar no desenvolvimento de áreas do nosso corpo, inclusive da cavidade oral. A acondroplasia é uma delas.

Desse modo, é muito importante que pacientes com acondroplasia tenham o acompanhamento de um cirurgião-dentista. Ele irá se certificar se a saúde bucal destas pessoas está em em dia.

Acondroplasia é uma condição genética que impede o desenvolvimento adequado dos ossos, resultando em indivíduos de baixa estatura.

Causas da acondroplasia

A displasia esquelética é fruto de uma mutação no gene FGFR3. Em geral, esse gene está relacionado ao controle do amadurecimento da cartilagem óssea. Desse modo, é crucial para o crescimento e o desenvolvimento ósseo.

Ainda, a condição genética é transmitida de maneira hereditária. Isso significa que pais que tenham a anomalia podem ter filhos que também a possuam.

Contudo, é importante observar que, na maioria dos casos, a acondroplasia acontece de maneira isolada na família.

Complicações da acondroplasia

A principal complicação relacionada à condição genética da acondroplasia é o desenvolvimento de ossos mais curtos e de formato atípico.

Além disso, a displasia esquelética também pode estar associada à:

  • Hidrocefalia, que é o acúmulo de líquidos nas cavidades cerebrais;
  • Problemas respiratórios relacionados à obstrução da passagem do ar.
  • Ronco noturno ou apneia do sono;
  • Obesidade, gerando consequências negativas para os problemas articulares;
  • Complicações cardiovasculares;
  • Problemas dentários.

Acondroplasia e saúde bucal

Muitas pessoas desconhecem a relação entre acondroplasia e odontologia. Contudo, essa condição também pode acarretar algumas complicações na boca do indivíduo.

Entre os efeitos da acondroplasia na saúde bucal, estão:

  • Má oclusão dentária – a oclusão dentária é o contato entre a parte superior e inferior da arcada dentária. Uma boa oclusão proporciona um encaixe ideal entre os dentes. Além disso, ocorre a otimização das funções da cavidade oral, como a mastigação e a fala. Quando surge algum tipo de alteração, acontece o que chamamos de má oclusão dentária. Entre os efeitos negativos da má oclusão dentária está a respiração bucal.
  • Mordida cruzada ou mordida aberta – a mordida cruzada é um tipo de desarmonia na oclusão dentária, consistindo no desalinhamento da arcada superior em relação a arcada inferior. A mordida aberta também consiste em um tipo de má oclusão dentária. Dessa vez, a principal característica é a falta  de contato entre os dentes superiores e inferiores. Em geral, o problema acomete crianças.
  • Apinhamento dos dentes – essa é uma das complicações dentais mais comuns em pacientes com a displasia esquelética. Os dentes apinhados nascem tortos e sobrepostos um sobre o outro. Contudo, ao contrário do que muitos pensam, eles não são apenas um problema estético. Isso porque os dentes mal posicionados tornam mais difícil a realização de uma higiene bucal adequada.
  • Macroglossia – a condição conhecida como macroglossia consiste no crescimento anormal da língua, que pode chegar a impedir o fechamento da boca. Desse modo, diversas funções relacionadas são prejudicadas, como a respiração, a fala, a mastigação e a sucção. Além disso, a formação correta dos ossos da face também é impactada pela macroglossia.

Portanto, é indicado que as pessoas que sofrem com a acondroplasia passem por avaliações ortodônticas desde a infância, a partir dos 6 anos de idade.

Valdir de Oliveira

Valdir de Oliveira

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA). Pós-graduado em Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares pela Sboom. Com especialização e mestrado em Implantodontia, habilitação em Harmonização Orofacial e Anatomia da Face. Professor nas áreas de Cirurgia Bucomaxilo Facial e Harmonização Orofacial. Voluntário há mais de 20 anos na Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais - ADRA Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.