O que é acesso endodôntico e quais são suas etapas?

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

O acesso endodôntico é uma cirurgia que permite tratar a polpa dentária

O interior de nossos dentes também corre risco de passar por traumas e infecções. É por isso que foi desenvolvido o acesso endodôntico.

Assim, o acesso endodôntico permite que a parte interna do dente seja acessada sem prejudicar a sua aparência.

Acesso endodôntico é uma cirurgia que permite a entrada na câmara pulpar. Ou seja, a polpa dentária e ao canal radicular dos dentes. É necessária em casos relacionados à endodontia, como o tratamento de canal.

Para isso,  são utilizadas brocas de alta rotação. Isso porque, normalmente, o dente que passa por um tratamento endodôntico causa desconforto ao paciente.

Desse modo, fazer uso de brocas acionadas por um motor de baixa rotação na cirurgia de acesso endodôntica pode provocar vibrações que agridem os ligamentos já sensibilizados.

Assim, a broca mais recomendada para a utilização em uma cirurgia de acesso é a broca esférica (podendo estar nos tamanhos 2 ou 3).

Etapas da cirurgia de acesso endodôntico

Em geral, a cirurgia de acesso endodôntico pode ser dividida em quatro passos para sua realização:

O primeiro é a abordagem, também chamada de ponto de eleição. Através dela, são utilizadas as pontas das brocas em alta rotação e sob refrigeração para penetrar o esmalte dentário.

Em seguida, vem a etapa conhecida como Direção de Trepanação. Nela, brocas feitas em aço carbide sob refrigeração em alta rotação. Então, ocorre a remoção da dentina e a penetração na câmara pulpar.

A próxima etapa é a Forma de Contorno. É quando ocorre a remoção do teto da câmara pulpar, ainda com a broca em aço carbide.

Por último, acontece a etapa de Forma de Conveniência. Com a broca em alta rotação sob refrigeração, é promovido o alisamento das paredes da câmara pulpar, e é dada a forma de conveniência.

Quando é necessário, ombro palatino é removido ou são feitas projeções de dentina na câmara. Isso para deixá-la reta para exploração e limagem.

Por que é necessário o tratamento de canal?

O tratamento de canal é a recuperação da parte interna (polpa ou nervo) do dente. Além disso, ocorre a remoção do tecido pulpar e posterior vedação do canal.

Essa técnica, também conhecida como endodontia, é necessária quando há algum tipo de lesão na polpa do dente, gerada por uma inflamação e infecção pulpar, o que normalmente causa fortes dores.

Uma indicação também comum do tratamento de canal é quando acontece algum tipo de pancada no dente e consequente morte pulpar.

A endodontia não dói durante o procedimento. O que pode acontecer é causar certo incômodo depois, afinal é considerado uma pequena cirurgia. A intensidade da inflamação ou do grau de infecção podem interferir nesse desconforto pós-operatório, mas isso não é uma regra exata.

Em alguns estágios de dor, ela pode ser amenizada com medicamentos. Contudo, certamente chegará um momento que estes medicamentos não farão mais efeitos. Assim, a única solução será o tratamento de canal no dente.

Desse modo, a cirurgia de acesso endodôntico, junto com a forma de conveniência e preparo cervical adequados, atuam preservando a resistência e a estética coronária do elemento dentário.

Ramiro Murad Saad Neto

Ramiro Murad Saad Neto

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela UNIC. Gestor de clínicas odontológicas e franquias. Residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Habilitação em Harmonização Orofacial e integrante da equipe Bucomaxilofacial Dr. Carlos Eduardo Xavier na Clínica da Villa, em São Paulo. CRO - 118151

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.