Abscesso periapical acomete a extremidade da raiz do dente

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

O abscesso periapical pode ser dividido em abscesso agudo e abscesso crônico

Uma dor de dente pode ser motivada por um abscesso dentário. Este problema bucal é bastante comum e pode ser dividido em dois: abscesso periodontal e abscesso periapical.

O abscesso periapical acontece na extremidade da raiz de um dente, enquanto o periodontal ocorre na região de encontro do tecido gengival com a raiz do dente.

Abscesso periapical é o acúmulo de pus na ponta da raiz de um dente, formando uma espécie de bolsa esbranquiçada. Ela ocorre em decorrência de uma infecção bacteriana que não foi controlada. Esse abscesso ainda é subdividido em agudo e crônico.

O pus é resultado de uma combinação de glóbulos brancos que foram usados pelo organismo para combater o problema, bactérias e tecido necrosado.

Por isso, a região fica inchada, com vermelhidão e sensível, ocasionando em muita dor ao paciente, principalmente na hora de ingerir alimentos. Nesses casos, buscar um profissional para reverter o quadro é o mais indicado.

Abscesso Periapical Agudo

O abscesso periapical agudo é a caracterização de uma infecção mais grave. A principal razão de sua existência é a presença de uma cárie mal tratada. Assim, ela acaba acometendo a polpa dental.

Em seguida, atingem o interior do canal radicular até chegar à extremidade da raiz. Além de microrganismos, um tratamento de canal executado erroneamente também pode gerar o abscesso agudo.

Isso acontece quando o hipoclorito de sódio é mal administrado, pois ele irá iniciar um processo inflamatório. As fases do abscesso agudo são: inicial, de evolução e final.

Inicial

  • Dor intensa, espontânea,  localizada e pulsante;
  • Formação de pus;
  • Mobilidade dental.

Evolução

  • Rosto inchado;
  • Pele do rosto enrijecida.

Final

  • Aumento do inchaço;
  • Pele do rosto amolecida;
  • Febre;
  • Sensação de mal estar.

O tratamento do abscesso agudo consiste em drenar o pus acumulado. Dessa forma, haverá um rápido alívio da dor.

Se ele encontra-se em processo de evolução, será necessário tomar algumas medidas alternativas, já que o pus dificilmente sairá.

Assim, o dentista recomendará que o paciente faça bochechos com água morna e coloque gelo na região da face, além de prescrever analgésicos e antibióticos.

O profissional deverá diagnosticar a causa do problema para conseguir corrigi-la. Normalmente, é feito tratamento de canal para revitalizar o elemento dental.

No entanto, em casos mais graves em que não é possível recuperá-lo, será necessário efetuar a exodontia do dente.

Abscesso crônico

Ao contrário do agudo, o abscesso periapical crônico geralmente não demonstra sintomas. Na maioria das vezes é descoberto através de exames de rotina.

Embora o tratamento do abscesso periapical agudo e crônico seja o mesmo, ou seja, por meio de uma recuperação endodôntica, a rapidez da reabilitação oral e as chances de êxito do recurso terapêutico durante o crônico são imensamente maiores, pois não trata-se de um problema grave.

Prevenindo o abscesso periapical

A melhor forma de prevenir o abscesso periapical é realizando uma ótima higienização bucal e visitando o dentista periodicamente. Ter uma alimentação saudável também contribui bastante porque reduz as chances de desenvolvimento de uma cárie.

Rodrigo Venticinque

Rodrigo Venticinque

Graduado pela Universidade de Santo Amaro (UNISA) e especialista em Prótese e Reabilitação Oral Integrativa, Biofísica Quântica, Biorressonância Aplicada e Ortomolecular. Pós-graduado em Estética Dental e Reabilitação Oral, com certificação em Remoção Segura da Amálgama e Odontologia Biológica pela Academia Internacional de Medicina Oral e Toxicologia. Professor da pós-graduação em Biofísica e Ortobiomolecular da QuantumBio. Também atua nas áreas de Ozonioterapia, Odontologia Sistêmica, Sedação Consciente com Óxido Nitroso e Hipnose. Diretor da clínica Venticinque Odontologia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.