Amada por uns e odiada por outros, a cebola tem propriedades importantes para saúde
A cebola é um alimento bastante versátil. Além de ser usada como tempero na base de muitos pratos, pode ser ingerida cru, na salada, caramelizada, e ainda pode ser ingrediente ou recheio de uma torta.
No Brasil, ela é bastante famosa e não costuma faltar em casa. Apesar dos seus benefícios na cozinha, a cebola também é conhecida por causar mau hálito. Por isso, divide opiniões entre os amam e detestam o alimento.
Muitos não sabem, mas a cebola é uma planta e seu nome científico é Allium cepa. Ela tem grandes quantidades de vitaminas A, B e C, além de sais minerais como ferro, potássio, sódio, fósforo e cálcio.
Benefícios da Cebola
Não é comum ouvir que cebola e saúde bucal possam ter uma relação, certo? Porém, todos os tipos de cebola possuem diferentes tipos de vantagens para a saúde.
A cebola roxa, por exemplo, é conhecida por ser a mais nutritiva, principalmente quando ingerida crua. Ela tem um sabor menos ácido e mais adocicado.
É considerada o tipo mais saudável e com mais benefícios por possuir antocianinas em sua composição, que funcionam como antioxidantes no organismo.
Por isso, ajuda a prevenir doenças cardiovasculares, reduz os níveis de colesterol e triglicerídeos, além de auxiliar no combate de doenças respiratórias como bronquite e asma.
Apesar de mais presente na roxa, todas elas possuem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, oferecendo benefícios como:
- Maior proteção contra osteoporose;
- Controle do peso;
- Ajuda na prevenção de doenças dos sistemas nervoso, respiratório e circulatório;
- Redução do colesterol LDL e de triglicerídeos;
- Melhor aspecto do cabelo e das unhas, graças à vitamina A.
As principais vitaminas e sais minerais encontrados na cebola são:
- Vitaminas A, B e C;
- Ferro;
- Potássio;
- Sódio;
- Fósforo;
- Cálcio;
- Flúor.
Além disso, as cebolas são ainda sutilmente benéficas para a estética dos dentes. Por ser um alimento rico também em flúor, quando consumida de maneira saudável, contribui com a saúde dental e com o sorriso.
Cebola ajuda no emagrecimento?
Além dos já citados prós e contras da cebola, ela não é exatamente um alimento que faz emagrecer, mas pode sim, auxiliar na briga contra a balança. A forma como ela auxilia é baseada em:
- Quercetina – essa substância é conhecida por acelerar o metabolismo, estimulando a queima de gordura.Como a casca contém cerca de 20 vezes mais quercetina, uma dica é utilizá-la no preparo de sucos e sopas.
- Presença de fibras – auxiliam pois preenchem o estômago, evitando um consumo maior de calorias. Além disso, as fibras são conhecidas por ajudarem no funcionamento do intestino e retardam a digestão.
Cuidados no consumo da planta!
Apesar de possuir inúmeras formas de ser consumida, o ideal e mais recomendado para aproveitar todos seus benefícios e nutrientes, é consumi-las cruas.
Quando a cebola é refogada, o calor do fogo acaba destruindo as proteínas presentes. Logo, diminui as características benéficas.
Desvantagens da cebola
A principal queixa que costumamos ouvir sobre as cebolas é o mau hálito que elas causam. E muitas pessoas evitam comer a planta pelo forte odor que elas deixam na boca.
O responsável pelo mau odor são os compostos do enxofre presentes na cebola. Ele pode permanecer por horas, mesmo após a escovação feita correta. Principalmente quando ingerimos cebolas em grande quantidade.
Apesar dessa desvantagem, a cebola tem diversos nutrientes que fazem bem para nossa saúde. E se você se incomoda com o mau hálito, que tal procurar um dentista e pegar algumas dicas para manter o hálito fresco?