Hipoparatireoidismo é causado pela queda na produção hormonal das glândulas paratireoides
O cálcio é essencial para diversas áreas do corpo, principalmente para nossos dentes. No entanto, sua falta traz danos para nossa saúde, como o hipoparatireoidismo.
Inclusive, o hipoparatireoidismo pode afetar sua saúde bucal. Mas o que é isso?
O hipoparatireoidismo é uma doença proveniente de problemas relacionados com a produção do hormônio PTH nas glândulas paratireoides.
Uma vez que esse hormônio está diretamente ligado à circulação de cálcio no sangue, o hipoparatireoidismo pode causar, além dos sintomas comuns, algumas complicações para a saúde bucal.
Quais são as causas do Hipoparatireoidismo?
Apesar de ser rara, as possíveis causas para a doença da diminuição do hormônio PTH são diversas. Dentre elas podemos citar:
- A retirada das glândulas paratireoides em cirurgias na área da cabeça ou do pescoço;
- Desenvolvimento relacionado a causas genéticas ou a doenças autoimunes;
- Tratamento de câncer, por conta da radioterapia.
Sintomas do Hipoparatireoidismo
Os sintomas do hipoparatireoidismo mais comuns são:
- Formigamentos e espasmos musculares;
- Câimbras;
- Sensação de fraqueza muscular;
- Dores musculares;
- Risco de convulsões;
- Alterações nos batimentos cardíacos e em estruturas como pele e cabelos.
Hipoparatireoidismo e odontologia
A falta do hormônio PTH provoca uma condição chamada hipocalcemia, e essa é a principal ligação do hipoparatireoidismo na odontologia.
Isso porque a falta de cálcio pode comprometer diretamente as estruturas que fazem a sustentação dos elementos da arcada dentária. Dessa maneira, em casos mais graves pode vir a ocorrer a perda dos dentes do paciente afetado.
Outro sintoma da falta de cálcio é a hipoplasia do esmalte dentário, caracterizada por ser uma doença que atrapalha e que impede a formação do esmalte dentário.
Esse esmalte, por sua vez, é responsável por proteger os dentes da ação de bactérias e manter essa estrutura forte e resistente. Então, se ele estiver acometido, os dentes ficarão muito mais propensos a desenvolver doenças infecciosas.
Um grande exemplo é a cárie dentária, uma lesão estrutural causada pela invasão de microrganismos que perfuram o dente e formam placas duras.
O surgimento da candidíase oral também pode ser um dos sintomas. Ela é uma doença infecciosa que provoca alterações inconvenientes, como a formação de manchas brancas na boca, ardência, vermelhidão, mau hálito e boca seca.
Esse problema normalmente é motivado pela ação de fungos em nossa cavidade bucal. Então, não efetuar uma boa higienização, principalmente na língua, onde acumula-se bastante microrganismos em sua porção posterior, será um forte desencadeador.
Tratamentos do Hipoparatireoidismo
Em geral, o tratamento dessa condição auxilia o paciente a recuperar a quantidade comum de cálcio na corrente sanguínea.
Para isso, nas ocorrências mais graves, o recurso terapêutico é feito com a aplicação de substâncias com cálcio diretamente nas veias.
Já para as situações menos severos, basta a reposição do cálcio e da vitamina D por meio de medicação ou de suplementação.
Quanto à saúde bucal, é muito importante ressaltar que os pacientes com hipoparatireoidismo precisam zelar pelos seus dentes e sua boca, realizando uma limpeza cuidadosa e minuciosa. Fora isso, não se pode deixar de lado as visitar periódicas ao dentista.