Confira aqui como a quiropraxia é aplicada na área da odontologia
Nós já falamos aqui na Simpatio sobre a interdisciplinaridade. Ela é fundamental para a troca de conhecimentos dos profissionais das diferentes área da saúde. A quiropraxia, por exemplo, pode se relacionar com a odontologia.
As técnicas da quiropraxia podem trazer benefícios para os pacientes e também para a equipe odontológica.
Quiropraxia é uma especialidade da área da saúde. Com métodos médicos, ela faz diagnósticos e tratamentos nas regiões articulares.
Neste artigo iremos tirar todas as suas dúvidas sobre a quiropraxia na odontologia.
Conhecendo mais sobre a quiropraxia
Antes de falarmos sobre o método médico dentro da área odontológica, vamos descobrir um pouco mais sobre essa especialidade.
As técnicas de quiropraxia são aplicadas em qualquer pessoa. Ou seja, todas as idades podem se beneficiar com esses métodos.
O profissional se prepara durante um curso de, em média, 5 anos. Assim, ele sai da graduação preparado para atender aos pacientes. As técnicas manuais são as mais usadas pelos quiropraxistas.
Por isso, os medicamentos e cirurgias não são recomendados no tratamento quiroprático.
Quando é indicada a quiropraxia?
A técnica médica é indicada para pessoas que buscam uma forma mais alternativa de tratamento. Dentre os problemas diagnosticados e tratados pelo quiroprático estão:
- Hérnias de disco;
- Dores de cabeça;
- Dores lombares;
- Dores ciáticas;
- Dores no pescoço;
- Restrição de alguns movimentos;
- Problemas de postura;
- Lesões por movimentos repetidos; e
- Tensões musculares.
Além disso, você sabia que as técnicas quiropráticas também ajudam a área odontológica? Pois é, tanto a equipe como os pacientes podem se beneficiar com o método médico.
Benefícios para o paciente e para o profissional
Primeiro vamos falar sobre o profissional. Os diferentes tipos de dentistas podem garantir vantagens com as técnicas quiropráticas durante a rotina.
Mas como isso acontece? Bom, a resposta é simples. Como os profissionais passam o dia nos consultórios, alguns hábitos podem ser prejudiciais para a saúde.
Não fazer pausas, ficar com uma postura desconfortável e fazer movimentos repetidos sem ter se alongado antes são alguns dos problemas que mais trazem malefícios para a saúde do profissional.
É aqui que a técnica quiroprática entra. Os quiropraxistas incluem práticas que vão modificando os hábitos do profissional odontológico.
Assim, o método preventivo garante a segurança e evita que a equipe odontológica sofra com dores e tensões futuras. Algumas das práticas que o quiropraxista pedirá para o profissional adotar são:
- Alongamentos;
- Pausas; e
- Mudança na postura.
Além dos profissionais, os pacientes odontológicos também podem se beneficiar com as técnicas quiropráticas. Assim, o principal problema tratado é o bruxismo.
Como é o tratamento do bruxismo?
O bruxismo é o ato inconsciente de apertar ou ranger os dentes constantemente de forma rítmica. Desse modo, esse hábito parafuncional pode ocorrer tanto durante o dia quanto durante a noite.
Normalmente, ele é tratado com placas de proteção dentárias, medicamentos, compressas de água fria e atendimento psicológico.
Mas a quiropraxia para bruxismo também é um método alternativo de tratamento.
O tratamento é feito a partir do relaxamento muscular e com a liberação dos pontos de tensão. E sua duração depende do quadro clínico do paciente.
O profissional da quiropraxia irá trabalhar em conjunto com profissional da odontologia. Assim, as chances de um tratamento adequado e com êxito, aumentam.