O dente do siso pode inflamar, entenda como proceder nesse caso
Se existe um dente com título de vilão, esse dente é o siso. Ele é bastante popular entre os jovens e adolescentes, justamente pelos problemas associados ao siso. E agora, vamos tratar de mais uma complicação: o siso inflamado.
O siso inflamado acaba causando muita dor. Por isso, nesse artigo, nós vamos te ensinar a identificar esse problema e quais caminhos são usados no tratamento!
O siso inflamado, infelizmente, pode acontecer por diversos fatores. Isso porque esse dente é propenso a diversos problemas, por exemplo:
- O siso pode nascer na horizontal ou inclinado, pressionando todos os outros dentes da arcada ou danificando o tecido da gengiva, o que causa muitas dores;
- O siso pode machucar a mucosa da bochecha, o que causa lesões bucais e muito desconforto;
- O siso pode nascer com uma “capa” de gengiva sobre ele, o que causa infecções bacterianas e impossibilita uma higienização eficiente;
- Dentre diversos outros problemas relacionados ao siso.
O dente do siso não é fácil e raramente encontramos um paciente que tenha os quatro sisos e nenhuma intercorrência com eles. Porém, falando especificamente das inflamações do siso, as causas mais comuns são:
- Pericoronarite: inflamação nos tecidos ao redor do dente do siso;
- Falta de higienização;
- Dente do siso torto ou horizontal, que causa lesões nos tecidos moles ao redor ou até mesmo em um nervo.
Quais os sintomas de siso inflamado?
Por ter seu histórico nos problemas bucais, muitos pacientes acreditam que ter dor no siso é normal e não procuram ajuda odontológica.
Isso é um erro, porque o siso deve ser monitorado de perto justamente para evitar complicações e nenhuma dor deve ser considerada como “normal”!
Qualquer sinal vindo do siso deve ser passado para seu cirurgião-dentista de confiança para tratamento adequado e prevenção. Os sintomas de inflamação no siso são:
- Dor de dente;
- Dor de ouvido;
- Dor de cabeça;
- Alteração da cor da gengiva;
- Inchaço na região do siso;
- Gosto estranho na boca ou mau hálito constante;
- Dificuldade de abrir a boca;
- Dificuldade de mastigar do lado da dor.
Qual o tratamento para siso inflamado?
Quando falamos sobre os dentes do siso, o tratamento mais comum é a extração. Isso porque é uma resposta mais rápida ao quadro de dores e desconfortos. Além disso, o siso não precisa ser substituído com implantes após a extração.
No entanto, em alguns casos, ainda são montados planos de tratamento para manter os sisos na boca. Isso é avaliado segundo as necessidades e quadro de cada paciente.
Para controlar a inflamação normalmente são usados alguns medicamentos e muita compressa fria. A compressa diminui a dor e controla o inchaço, acelerando a recuperação.
Como controlar a dor até a consulta?
Você notou os sintomas de siso inflamado e ligou para o seu cirurgião-dentista… Mas a consulta vai demorar algumas horas ou ficou marcada para o dia seguinte.
Não se desespere: você pode controlar a dor até lá. É só seguir essas dicas:
- Aposte em alimentos leves e mornos ou frios. Nunca coma/beba coisas muito quentes! Isso pode aumentar o inchaço;
- Coloque compressas frias e tome água gelada;
- Evite pressionar a região ou fazer muito esforço na mastigação;
- Pergunte ao seu dentista, por telefone, se você pode tomar alguma medicação até a consulta.
O dente do siso inflamado pode causar muita dor de cabeça, mas tem tratamento eficaz! Por isso, não deixe para depois e vá ao cirurgião-dentista assim que notar os primeiros sintomas.