Assim como os dentes permanentes, os dentes de leite têm raízes e o procedimento pode ser necessário
O tratamento de canal é o procedimento mais realizado nas clínicas e consultórios de dentista. Mas você sabia que é possível realizar o tratamento de canal em dente de leite?
Para você entender como e quando o canal em dente de leite é realizado, preparamos este artigo completo. Assim, quando o odontopediatra aconselhar o tratamento, você já estará a par de todo o procedimento!
O canal em dente de leite será necessário quando o dente em questão apresentar alguma alteração como cárie ou trauma que requer este tipo de tratamento.
Canal em dente de leite
O tratamento de canal consiste, basicamente, na recuperação da parte interna (polpa ou nervo) do dente, removendo o tecido pulpar e, depois, vedando o canal.
Esse procedimento será feito exatamente da mesma forma nos dentes de leite. Serão feitos os mesmos exames prévios (radiografias odontológicas) e serão usados os mesmos equipamentos.
Os cuidados pré e pós-procedimento também serão os mesmos! Ao contrário do que muitos pais acreditam, um dente de leite possui a mesma estrutura interna de um dente permanente.
Ou seja, se a estrutura interna do dente de leite for comprometida, os tratamentos serão os mesmos que seriam realizados em dentes permanentes.
Até porque, comprometer os dentes de leite pode afetar o desenvolvimento dos futuros dentes permanentes.
Quando o canal é indicado para crianças?
O canal de dente de leite é indicado nas mesmas condições em que o tratamento endodôntico seria indicado em dentes permanentes. Ou seja, se o dente:
- Foi comprometido por trauma;
- Está com cárie profunda;
- Está com quadro de sensibilidade dentária aguda;
- Estiver comprometido por qualquer outra situação.
O diagnóstico é sempre feito após uma radiografia odontológica, que comprova a necessidade de um tratamento de canal.
Nenhum procedimento desse porte é feito sem exames prévios, além de uma conversa com os pais e a criança para que todos entendam as necessidades e o que será feito.
Não é melhor extrair o dente de leite?
Não! Os dentes de leite tem seu momento para cair e cumprem um papel importante na boca. Eles ajudam, por exemplo, a manter o espaçamento ideal entre os dentes e garantem que as funções bucais sejam realizadas.
Portanto, extrair um dente de leite só é uma possibilidades em casos específicos ou quando não há outros tratamentos possíveis.
Como evitar o canal em dente de leite?
A melhor forma de prevenção é, sem dúvidas, a higienização bucal adequada. Assim, tenha certeza de que seu filho escova os dentes três vezes ao dia, de forma correta, e não deixe de incluir o fio dental nessa rotina.
Se seu filho está relutante em cumprir a rotina de escovação, tente encontrar caminhos mais lúdicos para transformar a experiência “chata” em algo divertido.
Além disso, não se esqueça de que as crianças devem ir regularmente ao dentista, assim como os adultos. O odontopediatra é o profissional da odontologia responsável por cuidar da boca dos pequenos, a partir dos 6 meses de vida.
Um tratamento de canal em dente de leite não é algo preocupante ou perigoso. Mesmo assim, o ideal é que haja prevenção para que o procedimento não seja necessário.