Cada linha que compõe o sorriso indica ao odontologista onde há imperfeições – e como as corrigir
Você sabia que existe uma maneira de identificar se seu sorriso é perfeito ou precisa de ajustes? É a partir da linha do sorriso que dentistas enxergam quais serão as alterações necessárias para deixar tudo em harmonia.
Por isso, reunimos todas as informações sobre cada linha do sorriso e sua importância para a estética. Para começar, vamos entender o que é uma “linha do sorriso”:
Linha do sorriso é aquela que define quanto dos dentes e quanto da gengiva estão a mostra quando o paciente sorri. No entanto, outras linhas também formam o sorriso e são levadas em consideração em tratamentos estéticos. Por isso, muitos se referem à elas como “linhas do sorriso”.
Assim, nesse artigo, você encontrará informações sobre todas as linhas que são avaliadas na composição do sorriso perfeito.
As linhas como medida:
O uso de linhas imaginárias foi a forma mais prática que a odontologia encontrou para identificar as imperfeições do sorriso.
Isso porque, com regras pré-estabelecidas e comparando com os números do rosto, é muito mais fácil de se encontrar um caminho para o sorriso perfeito.
No caso dos dentes artificiais, por exemplo, os dentistas utilizam certas linhas para realizar o tratamento. São essas linhas e, claro, suas medidas que indicam o tamanho e a montagem desses dentes.
As linhas do sorriso usadas são:
- Linha Sagital Mediana da Face: essa linha começa na ponta do nariz e desce, indo em direção ao queixo. Porém, sua importância está em passar entre os dentes incisivos superiores. Assim, a linha define o “meio” do sorriso e separa os dentes igualmente para cada lado;
- Linha Alta: é medida baseada em um sorriso forçado do paciente. O dentista irá traçar a linha no ponto mais alto que o lábio superior consegue alcançar durante esse sorriso;
- Linha Baixa: também conhecida como sorriso baixo;
- Linhas Comissurais: também conhecidas como “distais do canino”. Seu nome é alto explicativo – elas são desenhadas na linha distal do canino com a comissura dos lábios em repouso;
- Linha Oclusal.
Outras linhas do sorriso
As linhas são imaginárias, mas isso não significa que cada dentista cria suas linhas na hora – muito pelo contrário! As linhas são pré-estabelecidas para que haja um padrão a ser alcançado, ainda que cada sorriso seja único.
Isso porque os traços ajudam a criar harmonia e corrigir imperfeições, mas quando falamos sobre sorrisos, nenhum é igual ao outro.
Sempre é preciso analisar o rosto da pessoa e achar as medidas que formam o sorriso perfeito para aquele paciente. Entre as outras linhas do sorriso, podemos destacar:
- Linha da gengiva (ou linha do sorriso);
- Linha média do sorriso.
Sim, são mais linhas do que você imaginava, certo? É por isso que muitos profissionais da odontologia estética contam com a ajuda de aparelhos, fotos e softwares para encontrar as linhas e fazer os cálculos necessários.
Gostou de conhecer cada linha do sorriso? Fique atento aos nossos artigos para descobrir mais segredos do sorriso!