Confira aqui os passos para montar uma distribuidora de produtos odontológicos
Começar um negócio pode ser inovador e ao mesmo tempo arriscado. Por isso, é importante conhecer a área na qual você vai empreender. Um exemplo é quando você for montar uma distribuidora de produtos odontológicos.
O objetivo do futuro negócio é ter um retorno financeiro e conquistar o público. Pode parecer um pouco complicado, mas fique tranquilo! Nesse artigo tiraremos todas as suas dúvidas sobre uma distribuidora de produtos odontológicos.
A distribuidora de produtos odontológicos é um segmento empreendedor da área de saúde. A distribuidora é uma ponte entre o fabricante e as lojas. No entanto, também pode ter contato direto com clínicas odontológicas.
A principal função de uma distribuidora é fornecer e promover materiais e produtos odontológicos.
Como é o mercado de distribuição em odontologia?
O mercado para o distribuidor de material odontológico é muito concorrido. Como muitas distribuidoras já são de confiança dos dentistas e de outros compradores, é importante que você se planeje.
Por isso, você precisa fazer pesquisas de mercado e avaliar a sua concorrência. Algumas das indicações que sugerimos são:
- Pesquise sobre o mercado-alvo;
- Conheça os seus concorrentes. Faça diagramas e listas com os lados fortes e fracos dos seus concorrentes; e
- Estude o segmento e conheça mais sobre o campo. Dica: faça cursos especializados.
Não se esqueça da logística!
Muitos empreendedores começam os seus negócios e acabam esquecendo de uma questão essencial: a logística. Pensar onde será a localização da sua distribuidora de produto odontológico é essencial.
Isso porque a sua localização é determinante quando pensamos na recepção e na entrega dos materiais odontológicos.
Algumas das recomendações que sugerimos são:
- Imóvel precisa ser de fácil acesso;
- O imóvel precisa alocar transportes para a carga e descarga;
- Verificar se o imóvel está regularizado e legalizado; e
- É permitido montar uma distribuidora.
Preciso ficar atento a quais exigências?
Você só pode começar as suas atividades e se inserir no imóvel depois de algumas exigências específicas. A primeira delas é registrar a sua distribuidora junto à:
- Secretaria da Receita Federal (CNPJ);
- Secretaria Estadual de Fazenda;
- Prefeitura do Município (conseguir o alvará);
- Cadastramento na Caixa Econômica Federal- INSS/FGTS;
- Junta Comercial;
- Corpo de Bombeiros Militar; e
- Enquadramento na Entidade Sindical Patronal.
Além disso, você precisa ficar atento com as exigências do:
- Código Sanitário;
- ANVISA;
- Secretaria Estadual de Saúde;
- Secretária Municipal de Saúde; e
- Conselho Federal de Odontologia.
Pense na estrutura
No seu ponto comercial, pense em uma estrutura mínima de 100 m². Assim, você consegue pensar em avanços futuros.
Além disso, tente distribuir o espaço em:
- Áreas de recepção: preparadas para receber os materiais;
- Áreas de armazenamento: preparadas para a estocagem dos diferentes materiais e materiais;
- Escritórios: preparados para atender clientes, fornecedores e parceiros; e
- Sanitários.
Além da estrutura comercial, planeja a estrutura dos seus empregados. No ambiente da distribuidora é preciso contratar:
- Cirurgião-dentista: responsável pelas condições éticas, regulamentação e fiscalização;
- Gerente;
- Trabalhadores da área de vendas internas;
- Recepcionista;
- Auxiliar de escritório;
- Responsáveis pelas entregas;
- Responsáveis pelos serviços gerais; e
- Caso seja necessário, responsável pela representação comercial.
Escolha bem o seu fornecedor
Quando falamos de venda de materiais odontológicos, precisamos pensar na importância do fornecedor. É por meio do fornecedor que você vai encontrar seus produtos e saber das qualidades deles.
Assim, selecione apenas os fornecedores que têm referências no mercado. Também, pergunte para colegas qual a qualidade dos materiais dos fornecedores deles.
Alguns aspectos para se considerar na hora de escolher um fornecedor de material odontológico são:
- Cumprimento de prazos;
- Produtos de alta qualidade;
- Garantia dos materiais comprados; e
- Informações técnicas claras;
Invista no seu marketing
Tenha noção de como se aproximar dos seus compradores. Tente produzir conteúdos para as redes sociais, veículos locais e faça conexões.
Não se esqueça de se conectar com os seus compradores. Quando mais próximos eles se sentem de você, mais confiança eles terão no seu trabalho.
Além disso, prepare a sua equipe para lidar com questões internas e externas do consultório. Treinamentos de como lidar com o público e concorrentes são recomendados.
Montar uma distribuidora de produtos odontológicos leva um tempo. Mas, foque no seu trabalho! Siga as nossas recomendações e boa sorte.