Descubra quais são os tipos de laminados cerâmicos utilizados na Odontologia
A busca por procedimentos estéticos cresce cada vez mais nos consultórios odontológicos. Assim, um tratamento que ganhou o gosto dos pacientes é a instalação de laminados cerâmicos nos dentes.
Os laminados cerâmicos são ideais para mudar características do sorriso dos pacientes! Vamos conhecer mais sobre eles? Leia este artigo até o fim.
Laminados cerâmicos são laminas ultrafinas e também são conhecidas como lentes de contato dental. São usadas para substituir o esmalte do dente que estão (por diversas razões) danificados.
Os laminados de cerâmica dental costumam apresentar um tamanho médio de 0,3 a 0,5 mm. Sua colocação nos dentes pode mudar a cor, formato e tamanho dos mesmos.
Tipos de Laminados Cerâmicos
Existem 3 tipos principais de tratamentos que usam lâminas de porcelana em nossos dentes. A escolha da técnica usado pelo dentista especialista vai variar de acordo com alguns fatores.
São eles: forma, adaptação a superfície dentária ou o quanto dela é coberto pelo material.
- Lente de contato dental – lente de contato dental é um laminado de cerâmica odontológica ultrafino e resistente que recobre a parte da frente dos dentes. São indicados pelos dentistas para corrigir forma e cor de dentes que estão desalinhados, mas em boas condições. Podem chegar a 0,25mm e ainda assim resistir a fraturas e lesões.
- Faceta laminada em porcelana – esse é o tipo de laminados cerâmicos dentais mais utilizada pelos dentistas. Recorre-se a ele principalmente em casos de sorrisos com graves danos estéticos e funcionais. Durante o processo de colocação da faceta, há remoção da camada mais externa. Portanto, a lâmina fica mais densa.
- Fragmento cerâmico – é a mais indicada para casos de diastemas e correção da forma do dente ou aumento do comprimento. Sua espessura se assemelha à lente de contato. Porém, ele é menor e usado apenas em dentes que precisam de reparos.
Como Conseguir o Resultado Desejado?
Apesar do uso de laminadas cerâmicos ser algo bastante recorrente atualmente na Dentística, nem sempre os resultados são os esperados pelos pacientes.
Dependendo do profissional ou do tipo de intervenção exigida, os dentes podem acabar com um “ar” de falsos. Ou seja, deixam de ser naturais!
Lembramos sempre que é preciso ter muito cuidado com propagandas enganosas ou divulgação de famosos. Assim, nem sempre o que é divulgado na mídia é 100% verídico.
Além disso, o primeiro passo para um sorriso bonito é uma ótima higiene bucal diária e idas frequentes ao seu profissional de confiança.
Portanto, para ajudar a minimizar a insatisfação com facetas e laminados cerâmicos, elaboramos um guia para você. Então é bom seguir essas dicas para não enfrentar problemas na transformação de seu sorriso:
- Para correções pequenas, use a técnica de lente de contato e fragmento;
- Sempre selecione o menor número de dentes possível para efetuar o tratamento;
- Corrija a estética ou o sorriso gengival. Os procedimentos indicados são a Gengivoplastia e a Gengivectomia;
- Opte por facetas de porcelana em casos de dentes muito amarelos;
- Atenção aos laminados muito brancos! Eles retiram a naturalidade do dentes;
- Busque por profissionais qualificados e recomendados!
Além desses itens, alguns dentistas podem indicar a realização do clareamento dental intensivo antes da colocação de laminados cerâmicos nos dentes.