Existe uma odontologia sem evidências? Entenda as aplicações do método
Todos os dias surgem novos métodos no meio odontológico. Mas antes de aplicar qualquer técnica inovadora é necessário estabelecer uma base tórica forte. Infelizmente há profissionais no mercado que realizam procedimentos sem a confirmação de sua eficácia. Por essa razão, foi criado o movimento da odontologia baseada em evidências.
Quer entender mais sobre o assunto? Então, vamos lá! Para começar: o que é odontologia baseada em evidências?
A odontologia baseada em evidências é um movimento de dentistas para firmar as técnicas aplicadas em consultórios nas teorias acadêmicas. Ou seja, o movimento visa que todo profissional só aplique técnicas e faça uso de matérias e medicamentos que têm respaldo científico.
Com isso, o número de erros cometidos pelos profissionais diminuiria, além de proporcionar maior segurança a saúde dos pacientes.
Como é feita uma “odontologia sem evidências”?
Vamos imaginar um caso: o paciente chega com um problema na raiz do dente. Você, dentista, trata há anos esse problema da mesma maneira, com os mesmos medicamentos, etc. Em 95% das vezes, deu certo.
Então é esse o tratamento que você irá aplicar no seu paciente. Isso é certo? Depende! O que “sempre deu certo” não é, necessariamente, o melhor para o seu paciente.
Quais são as evidências científicas de que esse é, atualmente, o melhor tratamento para esse caso? A técnicas mais modernas e eficazes ou medicamentos com menor risco?
Um odontologista que se baseia em evidências estará sempre antenado nesses aspectos. Um dentista que não adere a esse pensamento pode aplicar a técnica que está mais acostumado, sem se importar com as perguntas anteriores.
O que é preciso para ser um dentista que se baseia em evidências?
Em primeiro lugar, é preciso estar aberto ao novo. O dentista precisa estar sempre se atualizando, sempre buscando novas referências, novas pesquisas e técnicas. Não existe bom profissional sem aprimoramento constante!
A ciência evolui cada dia mais, e é preciso transformar as produções acadêmicas em aplicações no dia a dia. Mas calma! Você também não deve aplicar qualquer coisa nova que encontrar!
Sempre busque materiais em fontes confiáveis e pesquisas com bom respaldo. Se a técnica ou medicamento já foi aplicado por algum colega de profissão, busque saber como foi a aceitação deles e dos pacientes.
Resumindo, ser um dentista que se baseia em evidências é um trabalho de pesquisa extenso que durará toda sua vida profissional.
Outra área de atuação da odontologia em evidências
A odontologia baseada em evidências abre as portas para uma área esquecida da odonto: a academia.
Produzir pesquisas científicas é tão importante quanto a atuação prática. Sem a academia, o profissional prático ficaria sem respaldo para atuação e viveria de tentativas e erros.
Além da produção de pesquisas, é importante o trabalho do revisor de pesquisas.
Esse profissional irá revisar pesquisas antigas, traduzir pesquisas novas e apontar erros em algumas pesquisas. É como se fosse um filtro entre produção e aplicação.
Gostou da odontologia baseada em evidências? Comece a aplicar já!