Confira tudo sobre como limpar entre os dentes
Manter a nossa saúde bucal perfeita requer cuidados imprescindíveis e que demandam bastante atenção. Limpar entre os dentes é um desses momentos de concentração.
Quando não temos cautela na hora de limpar entre os dentes, algumas alterações bucais podem se manifestar. As mais conhecidas são cárie, tártaro mau hálito e doenças periodontais.
Limpar entre os dentes é uma das etapas da nossa higiene dental diária. Esse ato nos protege contra infecções e garante um sorriso saudável. Por isso, para auxiliar nesse processo, use uma escova interdental e o fio dental.
Passo a passo da limpeza entre os dentes
Quando falamos sobre limpar os dentes, pensamos logo na escova de dentes convencional. Mas, para uma limpeza entre os dentes eficaz, é recomendado o uso da escova interdental.
O passo a passo para usar a escova interdental de forma correta é:
- Adquirir uma interdental de qualidade. Peça indicações ao dentista de confianças para saber qual interdental é a mais adequada para a sua arcada dentária;
- Em seguida, você deve inserir a cerda da escova perpendicularmente à cavidade interdental.
- Não é necessário aplicar uma força extrema, por isso, deixe a mão leve;
- Você deve fazer movimentos de vai-vem. Não seja agressivo para não machucar a gengiva; e
- Tente usar a escova interdental diariamente, pelo menos uma vez ao dia.
Para uma limpeza completa, utilize o fio dental pelo menos uma vez ao dia. Passe com cuidado e sem pressionar muito a gengiva.
O que acontece se não fizer a limpeza?
Quando não cuidamos do espaço entre os dentes, ficamos suscetíveis a corpos estranhos entrarem na nossa boca. Alguns exemplos de infecções que podemos apresentar são:
- Cárie: é uma lesão estrutural causada pela bactéria no dente. Ela perfura o esmalte do dente e placas duras e com coloração escura. Caso não tratada, pode causar o abcesso.
A) Sintomas: dor no dente, sensibilidade dentária na hora de comer ou beber e dor ao morder, colorações mais escuras e aparentes pequenos buracos nos dentes.
B) Tratamento: o procedimento ideal é remover a bactéria bucal por meio da obturação. - Placa Bacteriana: película grudenta e incolor formada por bactérias.
A) Sintomas: sensação de dente sujo e mudança na cor dos dentes.
B) Tratamento: cuidar da saúde bucal, ou seja, seguir as recomendações do dentista de confiança para a higiene oral. - Tártaro: forma endurecida de uma placa bacteriana que se acumula nos dentes.
A) Sintomas: dentes com coloração amarelada ou amarronzada. Em casos mais extremos, causa dor, inchaço e sangramento.
B) Tratamento: raspagem de tártaro, também chamada de limpeza. - Doenças periodontais: elas têm três estágios- gengivite, periodontite e periodontite avançada. Representam alterações negativas na gengiva e nos ossos periodontais.
A) Sintomas: gengiva inchada e sangrando, sensibilidade na gengiva e nos dentes e gengiva retraída.
B) Tratamento: limpeza, aplicação de derivados de matriz do esmalte dental, regeneração tecidual e raspagem e alisamento radicular. - Mau hálito: cheiro desagradável que sai da boca.
A) Sintomas: odor ruim.
B) Tratamento: evitar jejum, beber água, cuidar da higiene bucal e evitar alguns alimentos.
Prestou atenção? Por isso, faça visitas regulares ao seu dentista de confiança e cuide da sua saúde bucal. E lembre: limpar entre os dentes é um dos caminhos para o sorriso saudável.