Segurança e conforto são vantagens da colocação do implante unitário
A perda de um dente pode prejudicar tanto a estética do sorriso como o processo de mastigação. Para solucionar casos como esse, a odontologia moderna usa o implante unitário que permite suprir a falta do dente ausente.
A colocação do implante unitário é uma alternativa moderna às pontes e dentaduras, já que garante a fixação, a sensação de um dente natural, conforto e estabilidade.
O implante unitário é um procedimento cirúrgico realizado para a substituição de um único dente ou de mais dentes não sequenciais.
Trata-se da substituição da raiz do dente por um pino de titânio e o encaixe de um dente artificial de porcelana que torna-se fixo.
Qual a Diferença Entre Implante Unitário e Implante Múltiplo?
Quando perde-se um ou mais dentes existem tipos de implantes dentários diferentes que suprem necessidades distintas:
- Implante unitário
- Implante múltiplo
O primeiro tipo, o implante unitário. Esse modelo é utilizado para casos em que há a perda de um único dente ou a perda de mais dentes não sequenciais.
Isso quer dizer que ele supre apenas um espaço entre-dentes saudáveis por vez.
Por sua vez, o implante dentário múltiplo possibilita a substituição de um grupo de dentes sequenciais. Portanto, implica na inserção de mais de um pino de titânio no osso.
No caso do implante múltiplo não é possível a utilização do fio dental, uma vez que não há espaço entre as próteses para sua passagem.
Tanto o implante unitário quanto implante múltiplo possuem um processo cirúrgico semelhante. Além disso, a coroa de porcelana deixa um aspecto natural aos dentes, sendo uma ótima opção.
Em comparação aos métodos mais antigos, a colocação dos implantes possuem inúmeras vantagens, como:
- Reposição dos dentes sem comprometer os adjacentes;
- Mais seguro e mais confortável;
- Dificilmente se distingue de um dente natural;
- Evita a atrofia do osso causa pela perda do dente.
Como é Realizado o Implante Unitário?
Como dissemos anteriormente, a colocação do implante dentário unitário é um processo cirúrgico e, dependendo de cada caso, pode durar cerca de 6 meses até o resultado final.
O processo cirúrgico não demanda anestesia geral, apenas local. Outro requisito para a cirurgia é possuir gengivas saudáveis e ossos adequados para a sustentação do pino.
Para isso, é preciso que o paciente procure um dentista especializado em implantodontia o quanto antes, já que, com o passar do tempo e a ausência do dente é possível ocorrer reabsorção óssea.
A cirurgia é realizada em partes. Primeiro, realiza-se a implantação do pino no osso e aguarda-se a osseointegração natural do implante na boca que pode durar alguns meses.
Por fim, após a “fusão” do implante ao osso, coloca-se a coroa definitiva.
Caso o paciente necessite de mais agilidade no processo do implante, normalmente quando o dente perdido é frontal, é possível utilizar a carga imediata em implantes unitários.
Trata-se da colocação imediata da prótese após a implantação do pino, em apenas uma fase.
No entanto, esse tipo de implante unitário é temporário e deve ser substituído de acordo com o tempo estipulado pelo especialista. Para saber qual o melhor método para o seu caso, consulte um especialista de confiança.