DENTISTAS

Tecidos moles compõem quase metade de nosso organismo

Tecidos moles compõem quase metade de nosso organismo

Os tecidos moles bucais estão sujeitos a aparição de diversas lesões e tumores

Estima-se que quase metade de nossas lesões, principalmente aquelas relacionadas à prática de algum esporte, são causadas em nossos tecidos moles.

Isso acontece, pois a força exercida sobre os músculos leva a um estiramento das miofibrilas, o que, consequentemente, aumenta o risco de lesões nesses tecidos. Mas afinal, o que são os tecidos moles?

Os tecidos moles são a classe de tecidos animais com matriz extracelular rica em fibras de colágeno e elastina. Eles constituem estruturas complexas, pois são capazes de transmitir forças e realizam grandes deformações.

Os tecidos moles incluem os vasos sanguíneos, vasos linfáticos, músculos, tecido gorduroso, aponeuroses, tendões, nervos e os tecidos sinoviais.

Em nossa boca também encontramos diversos tecidos moles, tais como: lábio, a língua, bochechas, céu da boca e gengiva.

Logo, os tecidos moles são todos aqueles tecidos que interligam, apoiam ou protegem outras estruturas do corpo humano. Essas estruturas correspondem a quase metade de nossa composição corporal.

Do que é feito um tecido mole?

A matriz extracelular de nossos tecidos moles é constituída principalmente por elastina, colágeno e uma estrutura que garante a hidratação, chamada estrutura fundamental ou substância amorfa.

No tecido mole, também podemos encontrar fibroblastos e suas variações. Essas células produzem as substâncias de propriedades mecânicas da matriz celular.

Complicações nos tecidos moles da boca

Os tecidos moles da boca estão propensos a diversas lesões e feridas. Essas lesões podem ter diversos aspectos e colorações.

Quando uma ferida na boca não se cura num período de 10 dias, o ideal é consultar um profissional. Mesmo se ela for benigna, quando é estimulada por fatores externos, podem evoluir para uma lesão maligna.

Aqui iremos listar as lesões mais comuns em tecidos moles da cavidade bucal:

  1. Fibroma – é o tumor mais recorrente nos tecidos moles bucais.  Ele fica localizado principalmente na mucosa jugal, mas também pode aparecer na mucosa labial, língua e gengiva. A lesão apresenta-se como um nódulo rosa, de superfície lisa e coloração semelhante à mucosa adjacente.
  2. Epúlide fissurada – essa patologia é principalmente ao uso de dentaduras. Ela se desenvolve em associação com as bordas das próteses, uma vez que a mesma é mal aplicada. O tratamento consiste em uma remoção cirúrgica da lesão. Em seguida, deve ser confeccionada uma nova prótese para que o problema não volte a acontecer.
  3. Fibromatose – a fibromatose dos tecidos moles da cabeça e pescoço apresenta-se como massa firme e indolor. O crescimento do tumor é rápido, ocorrendo principalmente em crianças e adultos jovens. Observada na região da mandíbula, o tumor pode atingir um tamanho considerável. Normalmente ele ocasiona a destruição dos ossos subjacentes.

Algumas dessas patologias têm o diagnóstico clínico, outras necessitam de biópsia para se definir a conduta a ser adotada. Da mesma forma, o tratamento pode ser clínico-medicamentoso ou através de remoção cirúrgica.

A verdade é que a higiene e os cuidados bucais tem grande influência na aparição desses tumores, por isso, cuide muito bem da sua boca.

Os tecidos moles correspondem a quase metade de nossa composição corporal, e agora você já sabe a importância deles para nosso organismo e para nossa saúde bucal.

ACESSO RÁPIDO
    Ramiro Murad
    Ramiro Murad Saad Neto, cirurgião-dentista com registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 118151, é graduado pela UNIC e residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Possui habilitação em Harmonização Orofacial e também é gestor de clínicas e franquias odontológicas. Além disso, é integrante da equipe Bucomaxilofacial da Clínica da Villa, que está na Rua Eça de Queiroz, 467 - Vila Mariana, São Paulo - SP.

    Leia também