PACIENTES

O que comer depois de extrair dente? Há restrições?

O que comer depois de extrair dente? Há restrições?

Cuidados com os alimentos são essenciais para que não haja problemas posteriores

Que extrair um dente não é das sensações mais prazerosas da vida, não é novidade para ninguém. Ainda mais pelo procedimento limitar o que comer depois de extrair dente.

Dessa forma, assim que seu cirurgião-dentista informar que realizará uma extração dentária, já prepare o que comer depois de extrair dente e tenha tudo pronto.

Saber exatamente o que comer depois de extrair dente é importante para evitar que o procedimento recentemente realizado sofra lesões.

Mais do que complicações e possíveis problemas com a saúde da boca, escolher o alimento errado pode trazer um grande desconforto ao paciente.

O Que Comer Após a Extração de Dente?

Um dos procedimentos que envolve uma mudança nos hábitos alimentares por alguns dias é a extração de dente do siso.

Por isso, é comum que muitos dos pacientes tenham dúvidas sobre o que comer após tirar o siso. Não se preocupe, nós iremos tirar a sua dúvida.

Alguns dos principais alimentos que são permitidos após uma cirurgia de extração envolvem:

  1. Alimentos gelados
  2. Sopas
  3. Smoothies e batidos
  4. Ovos moles
  5. Iogurtes

Sim, é isso mesmo que você está pensando, pode tomar sorvete depois de arrancar o dente. Pensando por esse lado, o procedimento até parece algo interessante, não é mesmo?

Por ser um alimento extremamente frio, o sorvete ajuda a minimizar inchaços que podem estar ocorrendo na boca, por isso, são muito recomendados.

Pode parecer contraditório mas, as sopas, apesar de normalmente consumidas quentes, também. Porém, nesse caso devem estar sem pedaços e em temperatura morna ou fria.

Os smoothies e sucos batidos, por exemplo, são ótimas e saudáveis opções para que as frutas e outros alimentos com nutrientes não sejam deixados de lado nesse momento.

O mesmo acontece com os ovos, ricos em proteínas. Eles podem sim entrar na sua alimentação. Mas fale frisar que nesse momento valem apenas mexidos, bem moles e, novamente, mornos ou frios.

Os iogurtes seguem uma linha parecida com a dos sorvetes. Entretanto, são ainda melhores, uma vez que funcionam como uma versão mais saudável deles.

Cuidados Após Extração de Dente

Você deve estar se perguntando: quando posso voltar a comer normal depois de tirar o siso? Não há uma resposta exata para essa pergunta.

Porém, é garantido que a cicatrização não será completa nas primeiras 72 horas. O mesmo se aplica então para questões como quanto tempo leva para cicatrizar a extração de um dente.

Dessa forma, assim como existem os alimentos mais benéficos e recomendados para se comer após uma extração de dente, existem também o que não pode comer quando arranca o dente, por exemplo:

  • Alimentos picantes e ácidos;
  • Snacks crocantes;
  • Comidas muito quentes;
  • Alimentos duros e de difícil mastigação.

Além disso, é importante se atentar também a alguns cuidados que se deve ter após ter feito a extração de um dente.

Nas primeiras 24 horas após o procedimento, por exemplo, é fundamental que o paciente descanse e garantindo sempre que a cabeça esteja um pouco inclinada.

Evitar exposições ao sol, fazer bochechos e também dar uma pausa nas atividades físicas, são outros importantes detalhes que contribuem para uma recuperação completa.

Após o segundo dia, o bochecho com enxaguantes bucais já está liberado. As compressas com gelo também são ótimas aliadas e que podem ser feitas com cuidado, desde os primeiros dias.

Embora existam restrições para o que comer depois de extrair dente, elas são mantidas por um curto período de tempo e simples de serem realizadas. Siga fielmente as recomendações de seu dentista e evite problemas.

ACESSO RÁPIDO
    Ramiro Murad
    Ramiro Murad Saad Neto, cirurgião-dentista com registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 118151, é graduado pela UNIC e residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Possui habilitação em Harmonização Orofacial e também é gestor de clínicas e franquias odontológicas. Além disso, é integrante da equipe Bucomaxilofacial da Clínica da Villa, que está na Rua Eça de Queiroz, 467 - Vila Mariana, São Paulo - SP.

    Leia também